Apesar da redução do crescimento da economia brasileira em 2011, o País permanece com o consumo de bens duráveis em expansão. O mercado de eletroeletrônicos faturou R$ 81,9 bilhões no ano passado, um aumento de 14,1% se comparado ao de 2010. Dentre as categorias, se destacaram os tablets, que vêm se fortalecendo no mercado nacional: aumento de 815,3% das vendas.
Os dados são da segunda e última etapa do estudo da GfK Consumer Choices. A auditoria realizada em cerca de 11 mil pontos de varejo mostra que, se somadas as categorias de brinquedos, calçados esportivos e filmes, o montante de vendas no Brasil alcançou R$ 101,3 bilhões. Segundo a gerente de Negócios e Varejo da GfK CC, Simone Aguiar, em eletro as linhas de produto com maiores percentuais de crescimento na relação 2011 versus 2010 foram: ar condicionado (22,5%), linha branca (16,4%) e foto (17,2%).
"Mas a grande surpresa ficou com os aspiradores de pó, com alta de 32,7% do faturamento", afirma Simone. Ela ainda aponta outros produtos com crescimento relevante em 2011 na comparação com 2010: notebooks (23,7%), televisores de tela fina (22,5%), videogames (33,8%), câmeras digitais (18,6%), refrigeradores (8,1%) e lava-roupas (22%). Mais uma vez, o estudo traz alta contribuição do nordeste na evolução do faturamento, região que vem ganhando expressão nas vendas nacionais ao longo dos últimos anos. O faturamento das categorias analisadas, na região, cresceu 23,7% entre 2010 e 2011.
Veículo: DCI