Para atrair clientela, centros de compra investem, no total, cerca de R$ 2 milhões em ações de marketing.
Foi dada a largada para o Dia das Mães. A data, considerada a segunda melhor do ano em vendas para o varejo, já desperta o ânimo dos lojistas dos principais shoppings da capital mineira. Para não perder venda, os centros de compra investem, no total, cerca de R$ 2 milhões em ações de marketing. As estratégias vão de sorteio de carros e vale-compras, até a distribuição de presentes exclusivos e exposições de moda. As expectativas do aumento de vendas em relação ao ano anterior chegam a 50%.
Para cativar o comprador a ir às compras já a partir do fim deste mês, o Pátio Savassi, na região Centro-Sul, estabeleceu uma parceria com o designer de acessórios, Rogério Lima. Ele desenvolveu um libreto - espécie de livro de bolso - que será distribuído com exclusividade aos clientes do mall. Terá acesso ao produto todos aqueles que consumirem mais de R$ 400 em compras. Quem gastar acima deste valor também poderá concorrer aá um carro, o Cinquecento Sport Air, da Fiat.
"Esperamos observar um aumento no fluxo de clientes já a partir do próximo dia 27. Quando a campanha envolve apenas um sorteio, acreditamos que as pessoas se sentem menos motivadas a antecipar as compras. Já quando ela inclui um presente exclusivo, de um profissional renomado e que agrega valor, o retorno é certamente maior", explica a gerente Marketing, Rejane Duarte. Até a celebração da data, o Pátio espera um aumento de 14% em fluxo e 3% em vendas, frente ao ano anterior. No total, foram investidos na data R$ 380 mil.
No BH Shopping e no Shopping Cidade, ambos também na região Centro Sul, as estratégias de marketing se concentram em sorteios de automóveis. O BH vai sortear um Jeep Compass, avaliado em R$ 99 mil. A ação de Dia das Mães tem início já no fim deste mês, em 25 de abril, e termina em 13 de maio. O empreendimento espera um aumento nas vendas de 17% em relação a 2011.
Abrangência - Já o Shopping Cidade vai sortear um Mini Cooper, da montadora alemã BMW. Segundo a gerente, o veículo foi escolhido por representar o sonho de consumo de pessoas de diferentes classes sociais. "Somos um centro de compras que abraça todos os públicos e gostamos de ser conhecidos por nossa abrangência. Por isso, optamos por um presente capaz de agradar a todos, simultaneamente", explica a gerente de Marketing, Carolina Vaz.
Desde o fim da última reforma, na qual foram investidos R$ 30 milhões, o movimento no locl tem aumentado a cada mês. Por isso, para o Dia das Mães as projeções não poderiam ser diferentes. O incremento esperado, de público e vendas, é de 30% com relação ao ano anterior. No fim de semana que antecede a data, o aumento deve ser de 50%, ante um fim de semana comum.
O Boulevard Shopping, na região Leste, também aguarda boas vendas no seu segundo Dia das Mães. Conforme o gerente de Marketing Daniel Vieira, o mix de lojas deste ano, mais diversificado com a entrada de megalojas como a Tok & Stok, atrai mais novos compradores. "Como o mall ainda é novo e, portanto, ainda em fase de consolidação, sentimos que o nosso crescimento de um ano para o outro ainda está acima da média", esclarece.
Conforme Vieira, o aumento em vendas deve variar entre 40% e 50%. Para o Dia das Mães, o empreendimento reforça a conceito de Shopping de Moda. Por isso, a cada R$ 300 em compras os clientes recebem um cupom e podem concorrer a uma viagem para São Paulo que inclui convites para dois desfiles no São Paulo Fashion Week e hospedagem em um hotel na região dos Jardin e SPA. Este ano, o shopping investiu R$ 467 mil na data.
No Minas Shopping, na região Nordeste, os clientes que gastarem acima de R$ 200 poderão trocar suas notas fiscais por um cupom. Após responderem a uma pergunta, ainda não divulgada, eles podem concorrer a quatro vales-compras no valor de R$ 1 mil cada e a um Crossfox. Até a data, espera-se um aumento de 20% no fluxo de clientes, com relação ao ano anterior. Já as vendas devem crescer 13%, também ante 2011.
Já no ItaúPower Shopping, em Contagem, na RMBH, é esperado um aumento no fluxo de consumidores entre 15% e 20% no fim de semana da data. De acordo com a gerente de Marketing do mall, Renata Guimarães Costa, será sorteado vales-compras que totalizarão R$ 60 mil. Para intensificar as vendas, o centro de compras contará, ainda, com campanhas para televisão, rádio, jornal e internet.
Veículo: Diário do Comércio - MG