As oportunidades captadas para executivos cresceram 8% em março com relação ao mesmo período no ano passado, refletindo o atual aquecimento do mercado. Os dados são de uma pesquisa mensal realizada pela Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira.
O destaque no mês vai para a área de TI, em que o número de oportunidades ofertadas aumentou 62% frente a fevereiro deste ano e 219% se comparado a março de 2011. "Até o final do ano, o mercado tende a se aquecer para as contratações e, neste caso, haverá espaço para profissionais de tecnologia, muito em função de empresas que estão em expansão, com novos projetos e investimentos", afirma a diretora de Transição de Carreira da Right Management, Matilde Berna. A área incorpora o setor de serviços, que foi responsável por 35% do total de vagas abertas, que teve também, além da TI (32%), serviços especializados (18%) e logísticas/transportes (13%) como os principais segmentos do setor.
Assim como estudos anteriores, o setor industrial foi o setor que mais ofereceu oportunidade aos executivos com 44%. As áreas de construção civil (18,4%), automotivo/autopeças (13,3%) e farmacêutico (8,2%) foram os destaques da indústria. Já os setores financeiro, comercial e agroindustrial obtiveram respectivamente 6%, 4% e 3% das vagas ofertadas aos executivos, segundo a consultoria.
Há uma especulação dentro do mercado, para que ocorra um aumento na procura de profissionais de gerência de primeira linha e diretoria, não apenas para os próximos meses, mas sim para o ano como um todo. "Após um início de ano um pouco lento, o mercado de contratações começa a retomar o seu ritmo normal de investimentos, com isso aumentam as oportunidades para este nível executivo", completa Matilde Berna. De acordo com o estudo, cargos de alta gerência e direção seguiram essa estimava e marcaram um aumento de 36% e 29%, respectivamente, em comparação ao mês de fevereiro.
Veículo: Diário do Comércio - MG