Região do ABC deve movimentar R$ 100 mi no Dia das Mães

Leia em 1min 40s

ABC - Os gastos com presentes para o Dia das Mães, que acontece no segundo domingo de maio (neste ano, no dia 13) deverá movimentar R$ 100 milhões na região do Grande ABC. Esta é uma das conclusões da Pesquisa de Intenção de Compra - Dia das Mães 2012, realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo.

De acordo com os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 118,87. Já o valor total que os consumidores pretendem gastar com presentes neste Dia das Mães é de R$ 173,78. Estes valores apresentam uma tendência de elevação à medida que a renda familiar, determinante do poder de compra, aumenta.

Em média, cada entrevistado revelou que iria presentear 1,5 pessoas. Os principais presentes deverão ser itens de vestuário (28,2%), perfumes e cosméticos (13,3%). Já o principal meio de pagamento utilizado nas compras deverá ser o dinheiro (41%), seguido pelo cartão de crédito (37%), de débito (19%) e de loja (2%), sendo que aqueles que usarão o cartão de crédito apresentaram maior disposição em gastar (R$ 221).

A maioria dos consumidores tende a realizar as compras no mesmo município em que reside. Cerca de um quinto (21,8%) dos consumidores tende a realizar as compras fora do município em que reside, em lojas no centro e nos shoppings da região, além da capital paulista. A cidade de Santo André lidera como local das compras, com 26,3%.

Já os shoppings foram os apontados como o estabelecimento preferido para realizar a compra do presente (47%), seguidos das lojas do comércio formais localizadas no centro das cidades (33%). Esta escolha apresentou correlação intensa com o nível de renda familiar do entrevistado.

Dos 422 entrevistados, 61% eram mulheres e 39% homens, sendo que 67% tinham entre 20 e 39 anos. A maior parte dos entrevistados (58%) revelou ter renda familiar entre três e quinze salários mínimos. Além disso, a renda familiar mostrou-se um determinante no momento da escolha dos presentes influenciando desde o tipo de comércio, o preço e a disposição a gastar.


Veículo: DCI


Veja também

Eldorado define sua estratégia comercial

A exatos seis meses de iniciar as operações da fábrica de celulose branqueada de eucalipto que est&...

Veja mais
Hering espera tempo frio para aquecer vendas

O setor de vestuário está sofrendo um pouco mais de instabilidade por conta do tempo mais quente, e enquan...

Veja mais
Brasil Foods começa a se desfazer de fábricas em menos de dois meses

Em menos de dois meses, a Brasil Foods começa a se desfazer das fábricas que irão para a Marfrig, d...

Veja mais
Presidente da Nestlé no país deve deixar o cargo

Após meses em discussão, a sucessão na presidência da Nestlé no Brasil está mai...

Veja mais
Disposição para presentear as mães

Os consumidores de Belo Horizonte estão mais dispostos a presentear as mães este ano. Pesquisa divulgada o...

Veja mais
Mercado de luxo avança além do eixo Rio-São Paulo

As marcas de luxo estão descobrindo novos consumidores para seus produtos no Brasil, fora do eixo Rio-São ...

Veja mais
Preço mínimo do trigo é reajustado

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem aumento de 5% no preço mínimo do trigo. Para a Re...

Veja mais
Novo Shopping Bourbon Wallig abriu as portas nesta quinta-feira

Um dos maiores empreendimentos do Grupo Zaffari abriu as portas nesta quinta-feira em Porto Alegre.  Desde as 10h, ...

Veja mais
Flexibilidade será palavra de ordem para empresas

Ingresso da geração Y no mercado de trabalho demanda nova atuação dos departamentos de Recur...

Veja mais