Comercialização da rede de eletrodomésticos sediada em Araxá subiu 17% em abril na relação com mesmo mês de 2011.
A prorrogação da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca, anunciada no fim de março pelo governo federal, ajudou a incrementar as vendas do comércio. Na Eletrozema, rede de eletrodomésticos com sede em Araxá (Alto Paranaíba) o aumento registrado em abril chegou a 17% na relação com o mesmo mês do ano passado. O grupo possui 333 lojas, espalhadas por cinco estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
"O crescimento nas vendas pode ser atribuído, principalmente, ao grande alarde que a mídia faz quando o governo divulga a adoção desse tipo de medida. Com medo de não conseguir adquirir os produtos, a um preço mais acessível, os clientes lotam os corredores das lojas", explica o diretor-geral, Romeu Zema. Ele acrescenta, ainda, que os produtos que impulsionaram os lucros foram as máquinas de lavar, os microondas e as geladeiras.
O empresário ressalta que não teve dificuldades para atender esse aumento da demanda. Isso porque, segundo ele, a indústria brasileira está mais bem preparada para atender encomendas em prazos mais curtos. Além disso, ele explica que em muitos meses do ano a quantidade produzida pelos fabricantes ultrapassa o que foi pedido pelas lojas, o que favorece a formação de estoque.
Para o Dia das Mães, a Eletrozema projeta um crescimento de 28% ante o mesmo período do exercício anterior. Desse total, os produtos de linha branca devem corresponder a 5%. O diretor-geral esclarece que, na data, os bens mais vendidos são os aparelhos de som, celulares e televisores LCD, não beneficiados pelo incentivo tributário.
Zema conta que o principal fator considerado na hora de escolher uma cidade para abrigar uma nova filial da rede é a disponibilidade de mão de obra qualificada. E o plano de expansão do grupo segue ambicioso em 2012, com a previsão de abertura de 50 a 60 lojas até dezembro. "Apesar de já estarmos presentes em outros estados, nosso foco continua no interior de Minas Gerais. Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, por enquanto, ainda não fazem parte dos nossos planos", revelou em entrevista recente o diretor comercial, João Bosco de Oliveira.
A redução do IPI não fez a alegria apenas das redes especializadas em eletrodomésticos. Isso porque os hipermercados também conseguiram aumentar os seus lucros com os produtos da linha branca, após a adoção da medida que baixou os preços. Em Minas Gerais, o Extra Hipermercados alavancou as vendas desses bens em 60%, desde o fim de março, segundo dados divulgados pela assessoria de imprensa d empresa. Os produtos mais procurados foram os refrigeradores inox e as lavadoras acima de 10 quilos.
Veículo: Diário do Comércio - MG