A Renner quer transformar a Camicado, rede de utilidades domésticas adquirida no ano passado por R$ 165 milhões, em uma espécie de Crate & Barrel, negócio criado em Chicago e que hoje tem 100 lojas espalhadas pelos Estados Unidos vendendo artigos para casa. A rede gaúcha também se inspira na Bed, Bath & Beyond, cadeia varejista que tem mais de 1.000 lojas entre os Estados Unidos e o Canadá e comercializa desde lençóis até cadeiras.
“Se você olhar o Brasil verá que não há nenhum concorrente do porte dessas duas redes americanas. Guardadas as proporções, quero que a Camicado seja a maior e melhor rede de utilidades domésticas do mercado”, afirma Adalberto Pereira dos Santos, diretor administrativo, financeiro e de relações com os investidores das Lojas Renner.
O objetivo, expl ica ele, é transformar a Camicado em uma loja onde o cliente entra não precisando de nada, mas sai cheio de sacolas. “Vamos apostar na compra por impulso a partir da oferta de produtos com apelo ‘fashion’”. Com um portfólio composto por oito mil itens de cama, mesa e banho, a Camicado começa a mudar o perfil de produtos de suas lojas a partir do segundo semestre.
“Vamos ter uma composição e uma distribuição melhor, com mais itens. Quando o cliente comprar um edredon, ele vai ter outros objetos para compor esta escolha”, explica. Para alguns produtos entrarem, outros terão que sair. Tudo para melhorar a exposição dos produtos na loja. Santos diz que a Camicado estuda a exploração do espaço vertical, algo pouco usual na rede de lojas.
Expansão da rede Quando a Renner comprou a Camicado, a rede tinha 27 lojas. Hoje são 32 espalhadas por oito estados e, até o fim do ano, o nú- mero deve saltar para 38. Santos explica que vários shoppings procuram a Renner interessados em uma loja da Camicado. O grupo gaúcho estuda ainda ter passagem interligando algumas lojas Renner à Camicado, com sinergia no bastidor.
Veículo: Brasil Econômico