A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estima que haverá crescimento de 5% nas vendas do varejo para o Dia das Mães deste ano, na comparação com igual período do ano passado. O número é calculado com base na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil, o Serviço de Proteção ao Crédito, para compras com cheque ou crediário. A CNDL estima que o gasto médio com o presente do Dia das Mães deve ficar em R$ 80 e que os produtos mais vendidos serão de perfumaria, cosméticos, vestuário, calçados, joias e semijoias e eletrodomésticos, mas as redes de doçarias também parecem animadas com as vendas no período.
O presidente da entidade, Roque Pellizzaro Júnior, avalia que o cenário econômico está mais favorável ao consumo, com juros menores e inflação sob controle, e que essa combinação promete gerar bons resultados para o varejo. "Os dados econômicos recentes indicam que a recuperação do crescimento interno mais forte já pode ser vista a partir deste segundo quadrimestre, e isso coincidirá com as vendas do Dia das Mães e todos os incentivos ao consumo adotados pelo governo com medidas fiscais e monetárias", declarou ele.
Afora segmentos tradicionais de produtos femininos, parecem esperançosas com o desempenho para as vendas do período as redes de doçarias, como Cacau Show, Kopenhagen, Brasil Cacau, Amor aos Pedaços e Brigaderia, entre outras. A perspectiva é haja uma busca por chocolates como opção de presente, ou seja, que haja uma onda de otimismo em várias áreas. A rede de 21 lojas da marca Ofner é um exemplo. Espalhadas pela cidade de São Paulo, sua previsão é atrair ainda mais público nos dias que antecedem a data, como espera Laury Roman, empresário que é diretor-comercial da Ofner há 20 anos. Formado em Economia pela Unicamp e pós- graduado em Franchising pela Franchising University, atuou durante 12 anos na Shell, onde ocupou nove cargos, todos na diretoria da organização.
Segundo Roman, sua passagem pela empresa foi uma oportunidade fantástica: "Lá tive a possibilidade experimentar e conhecer vários departamentos, o que me deu uma visão global e estratégica do mercado", explica.
Cautela
Apesar do cenário com a perspectiva da CNDL e de algumas redes que optam pelas projeções mais otimistas, por outro lado a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, aponta que para algumas pessoas do varejo há um clima mais cauteloso para o Dia das Mães deste ano. Conforme o resultado do levantamento que entrevistou 1.014 profissionais entre 9 e 16 de abril, 56% das pessoas questionadas acreditam que seu faturamento crescerá em relação ao do mesmo período de 2011. No ano passado, eram 59%. Por outro lado, 9% dos pesquisados creem que os lucros serão menores neste ano.
A pesquisa mostra ainda que as grandes empresas do varejo são as que mais apostam na expansão das vendas em 2012, segundo 80% dos empresários. Nas empresas médias, os que compartilham da mesma opinião são 72%, e nas pequenas, 56%. As Regiões Norte e Sul são as mais otimistas, com 58%. Na sequência estão as Regiões Nordeste (57%), Sudeste (56%) e Centro-oeste (54%).
Diferença de preços
A poucos dias do Dia das Mães, uma boa pesquisa de preços pode render grandes economias na compra do presente. Segundo levantamento realizado pelo Procon-SP, um mesmo produto pode ter variação no preço de até 200% em estabelecimentos localizados em diferentes regiões da cidade de São Paulo.
Depois de visitar dez estabelecimentos espalhados pelas cinco regiões da cidade, e comparar os preços de 44 itens bastante procurados para presentear no Dia das Mães, o Procon encontrou uma diferença de 201,46% no valor da prancha para cabelos da marca Mondial.
A Fundação visitou lojas como Americanas, Pernambucanas, Walmart, Extra, Fast Shop, Lojas Cem, e Carrefour, entre outras. Outra grande diferença entre o menor e o maior preço, de 201,19%, foi encontrada nos secadores da marca Taiff.
Modelos de smartphones, de várias operadoras também apresentaram diferenças de preço, dependendo do estabelecimento e da região. No caso dos tablets, é possível encontrar o mesmo modelo da Apple variando de 20% a 40%, em média, nas diferentes lojas da cidade.
Orçamento
Na hora da compra, a dica do Procon vai além da pesquisa de preço: "É importante que o consumidor avalie a quantidade do produto e a necessidade da pessoa que será presenteada", aconselha. Outro ponto essencial é verificar se o valor do produto cabe no orçamento, que não deve ser comprometido mesmo que o pagamento seja parcelado. Por fim, o Procon lembra que o consumidor tem direito a uma demonstração na loja de como o produto funciona, para ver inclusive se realmente irá gostar do item.
Veículo: DCI