Linha mais prejudicada foi a de ferramentas de uso doméstico.
A produção da Black & Decker em Uberaba, no Triângulo Mineiro, ficou 6% aquém do esperado para o primeiro quadrimestre deste ano. Segundo o diretor de Operações da América Latina, Domingos Dragone, a linha mais afetada foi a que contempla as ferramentas de uso doméstico, em especial os ferros de passar roupa, e as ferramentas elétricas, que registraram uma queda de 5% a 8% ante o mesmo período de 2011. O que evitou uma desaceleração ainda maior no ritmo da planta de Uberaba foram os segmentos voltados para indústria, com incremento superior a 10% na produção.
"Acredito que o endividamento do consumidor, em decorrência do crédito facilitado, favoreceu esse resultado. A liberação do crédito, por enquanto, ainda não influencia a indústria. A meu ver, ainda tem fôlego para continuar crescendo", avaliou o executivo. Ele também ressalta a forte concorrência dos produtos importados, principalmente vindos da China e do México. Há cerca de oito anos, o Brasil importava cerca de 30% dos bens acabados, enquanto hoje ocorre uma inversão do número, que atinge 70%.
Considerando os resultados verificados de janeiro a abril, Dragone defende com veemência a adoção de medidas mais agressivas de defesa da indústria nacional centrada não apenas na valorização do real, mas, sobretudo, em uma reforma tributária. "Nos últimos dez anos, o Brasil aumentou de maneira brutal a arrecadação tributária, o que desestimula o setor. Acredito que mais incentivos devam ser concedidos. A questão do câmbio, que propicia as exportações, é apenas uma das variáveis a serem consideradas", reforça. Apesar do desempenho pouco animador, a Black & Decker espera faturar de 5% a 8% a mais em 2012 na comparação com o ano passado.
Os encargos do chamado custo Brasil, um dos principais gargalos da indústria nacional, levaram a unidade da Black & Decker em Uberaba a suspender, no mês passado, suas exportações. No ano anterior, menos de 5% dos R$ 560 milhões faturados foram frutos de vendas para países estrangeiros. Em 2005, esse percentual chegava aos 35%. "Nessa época, a produção de Uberaba abastecia toda a América Latina, da Argentina ao México", recorda Dragone.
Mercado interno - Sem as exportações, a produção da Black & Decker se restringe ao mercado interno. Atualmente, os produtos abrangem todo o território nacional, com foco na região Sudeste. Os estados de Minas Gerais e São Paulo recebem de 35% a 40% da produção. Anualmente, a planta de Uberaba produz 5 milhões de unidades de todos os seus produtos. Do total, 4 milhões são ferros de passar roupa. Em seguida, com 15% estão as linhas industriais e o restante contempla os demais eletrodomésticos, como secadores de cabelo e barbeadores, entre outros bens.
A fim de não frear o ritmo de seus negócios, a multinacional investe na construção de um novo centro de distribuição. Para tal finalidade, foram aprovados aportes de R$ 25 milhões. A Black & Decker também aposta nas ferramentas portáteis, que devem ter as suas vendas alavancadas no Dia dos Pais. Conforme o gerente de Marketing de Ferramentas e Eletrodomésticos da empresa, Júlio Landaburu, a demanda por esses produtos costumam crescer 60% nas semanas que antecedem a data comemorativa.
Veículo: Diário do Comércio - MG