Fabricante mineira de batata pré-frita congelada prevê para este ano faturamento de R$ 198 milhões.
Consolidada no mercado após cinco anos de sua fundação, a Bem Brasil Alimentos, fabricante de batata pré-frita congelada com planta em Araxá, no Alto Paranaíba, dobrou a capacidade instalada da planta, passando de 40 mil para 120 mil toneladas por ano. Somente em 2011, foram investidos R$ 50 milhões na compra de equipamentos e no aumento da capacidade de armazenamento da empresa. Esta última passou de 2 mil para 18 mil toneladas estáticas. Neste ano, os aportes continuam, principalmente na qualidade do produto, controle de estoque e na logística.
As informações são do gerente administrativo da Bem Brasil Alimentos, Carlos Chiarelli. "Os investimentos foram motivados pela grande expansão do mercado de batata pré-frita congelada no Brasil. Há cinco anos, quando começamos, eram vendidas 100 mil toneladas do produto por ano. Hoje, já são 300 mil toneladas. Então a expectativa de crescimento é grande para os próximos anos e queremos fazer parte disso", afirma.
Ainda de acordo com ele, no ano passado a empresa registrou expansão de 23% sobre 2010. Esse incremento fez com que a receita total somasse, aproximadamente, R$ 165 milhões. Para 2012, a expectativa é de um crescimento em torno de 20% sobre o exercício passado, encerrando o ano com um faturamento de R$ 198 milhões.
Mercado - O mercado de batata pré-frita congelada no Brasil é dominado pelos importados. De acordo com Chiarelli, esse é um fator que dificulta o crescimento da Bem Brasil Alimentos. "Com a crise na Europa, a demanda dos produtos por lá está em queda e as empresas tendem a buscar novos mercados. O governo brasileiro oferece diversos benefícios para a importação desse produto, então eles tomam conta do mercado. O Brasil é o terceiro maior importador de batatas pré-fritas congeladas do mundo, assim fica difícil para as empresas nacionais crescerem", diz.
Para ele, o crescimento do mercado de batatas pré-fritas congeladas no Brasil é resultado do aumento do poder de compra da classe C. No plano estratégico de crescimento, a empresa visa, principalmente, o setor varejista. O varejo ainda responde por uma parcela muito pequena dos negócios da Bem Brasil Alimentos, na ordem de 20%. O food service detém o restante (80%) do mercado, sendo que o segmento de fast food domina 20% desse total.
A Bem Brasil Alimentos tem dois produtos entre os cinco mais vendidos em âmbito nacional: o "Bem Batata" e o "Mais Batata". O ganho de mercado resulta, além do aumento da capacidade de produção da companhia, da expansão da rede de distribuição. "Estamos investindo também em distribuidores exclusivos e com forte atuação e experiência no mercado", diz Chiarelli. O produto Bem Batata Tradicional, com 2,5 quilos, é o carro-chefe da Bem Brasil, com 30% do volume de vendas.
Veículo: Diário do Comércio - MG