Moagem de cana recua 32,23%

Leia em 2min 10s

A moagem de cana-de-açúcar pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do país neste início da safra 2012/13, acumulada até 15 de abril de 2012, totalizou 4,74 milhões de toneladas, recuo de 32,23% em relação ao valor observado em idêntico período na safra 2011/2012 (6,99 milhões de toneladas), de acordo com dados divulgados pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). Os números se referem à operação de 70 unidades produtoras, um número bem menor do que as 113 registradas neste mesmo intervalo no ano anterior.

Até 1º de maio, entretanto, o número havia subido para 126 usinas, contra 212 verificadas em 2011.

Segundo a Unica, do total de cana colhida até 15 de abril, 65,57% foi direcionada para a produção de etanol e 34,43% à produção de açúcar. Com isso, a fabricação de açúcar alcançou 152,08 mil toneladas no período, queda de 28,95% ante igual período de 2011. A produção de etanol atingiu 180,55 milhões de litros, retração de 29,61%. Deste total, 161,87 milhões de litros foram de etanol hidratado, e 18,68 milhões de litros de etanol anidro.

A concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de matéria-prima processada atingiu 97,86 kg até 15 de abril. Contudo, a quantidade deve ser analisada com cautela. Isso porque o cálculo deste indicador de ATR, designado "ATR produto", se dá a partir do volume de cana-de-açúcar processada e das produções de etanol e de açúcar, tomando certas premissas relativas às perdas industriais e às eficiências de fermentação e de destilação, de acordo com a Unica.

Segundo a entidade, o baixo valor do "ATR produto" verificado até a primeira quinzena de abril não reflete a realidade. De fato, levantamento feito junto às unidades produtoras sobre o "ATR cana", mensurado a partir análises laboratoriais de amostras da matéria-prima coletadas no momento de sua entrega na unidade industrial, revela que este, até a mencionada quinzena, era de 10% a 15% superior ao valor registrado em idêntico período de 2011.


Vendas - As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul somaram 673,66 milhões de litros na primeira quinzena de abril, alta de 36,23% relativamente a igual período da safra passada.

O volume de etanol hidratado comercializado nesta quinzena somou 414,20 milhões de litros. Deste volume, 17,22 milhões de litros destinaram-se às exportações e 396,98 milhões de litros ao mercado doméstico - alta de 91,11% relativamente a 2011.

Em relação ao anidro, as vendas internas acumuladas até 15 de abril atingiram 229,97 milhões de litros, implicando leve queda ante 277,02 milhões de litros verificados neste período na safra 2011/2012. As vendas de anidro ao mercado internacional somaram 29,50 milhões de litros na primeira quinzena de abril. (AE)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Produtores vendem e pressionam cotação do café em Nova York

Cafeicultores do Brasil venderam contratos futuros ontem na Bolsa de Nova York e ajudaram a derrubar os preços do...

Veja mais
Coca-Cola procura Norman Rockwell

A Coca-Cola quer suas pinturas de volta. A fabricante de refrigerantes dos Estados Unidos lançou uma campanha par...

Veja mais
Bem Brasil dobra capacidade instalada

Fabricante mineira de batata pré-frita congelada prevê para este ano faturamento de R$ 198 milhões.C...

Veja mais
Vendas do varejo sobem 2,2% em abril

Resultados do mês passado foram afetados por um tempo mais frio e pela alta dos preços da gasolina.As grand...

Veja mais
Black & Decker produz menos do que o previsto

Linha mais prejudicada foi a de ferramentas de uso doméstico.A produção da Black & Decker em Ub...

Veja mais
Unilever vai buscar mais eficiência no país

Uma das tarefas do novo presidente da Unilever Brasil, o argentino Fernando Fernandez, que assumiu o cargo em setembro d...

Veja mais
Unilever faz aposta em marcas 'de desejo'

Executivo da gigante da área de consumo diz que há espaço para mais produtos de valor agregado no P...

Veja mais
Redes de alimentos crescem com a venda de itens naturais

A crescente procura da população brasileira, principalmente os executivos das classes A e B, por há...

Veja mais
Cielo vai oferecer crediário para lojistas

A Cielo, empresa  que faz cadastramento de lojistas para bandeiras de cartões, anunciou ontem que seus termi...

Veja mais