A vez das classes D e E

Leia em 1min 40s

Atual queridinha do setor supermercadista, a nova classe média vai dividir a atenção com as camadas D e E, cuja inserção no mercado consumidor promete encher carrinhos de compra em 2012. Se o cenário era bom renda em ascensão e desemprego batendo no chão , deve ficar ainda melhor, apontam os números apresentados ontem, na abertura da Apas 2012 - 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, o maior evento do setor no mundo.

– A renda e o modo de vida do consumidor estão trazendo uma revolução – afirmou João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), entidade organizadora.

Ele resumiu o momento: se a classe C está indo às compras, os consumidores das camadas D e E estão experimentando produtos, especialmente os de marcas líderes, os chamados mainstream no jargão do mercado. Esta pequena, mas significativa mudança de comportamento já tem surtido efeito nos fornecedores, explicou o diretor de economia da Apas, Martinho Paiva Moreira. E ela já é visível nas gôndolas dos supermercados: houve uma profusão de embalagens menores, feitas sob medida para caber no orçamento dos consumidores D e E.

Foram lançados 19,6 mil produtos em 2011

Pesquisa da consultoria Nielsen publicada em março traduziu o comportamento apontando que esta fatia da população não compra o produto de menor preço, mas o de menor desembolso – a ideia de que menos é mais se o item tiver qualidade. Um exemplo clássico são as embalagens de sabão em pó de 500g. Fabricantes de biscoitos, iogurtes funcionais e bebidas estão adotando a mesma estratégia.

O raio X do setor apresentado ontem mostra que foram lançados 19,6 mil produtos em 2011, 24% a mais do que no ano anterior, e que as categorias de produtos que estão crescendo estão ligadas a quatro fatores: são práticos, sofisticados, fazem bem ou entram no que o mercado chama de indulgência (que se enquadram na a ideia do “eu mereço”).



Veículo: Jornal de Santa Catarina


Veja também

HP inova com reutilização de materiais

A fabricante de eletroeletrônicos e acessórios de informática HP tem inovado nas iniciativas realiza...

Veja mais
Leite perde valor no mercado externo

Preços O leite perde valor no mercado externo. O mercado consumidor estável e a necessidade de exporta&cce...

Veja mais
Café quer revisão do sistema pré-pagamento

Os exportadores de café querem a revisão da circular 3.580/12, do Banco Central, que modificou as normas d...

Veja mais
Cesta básica sobe em 15 capitais

Depois de quatro meses de queda, a cesta básica de Porto Alegre registrou alta (1,48%), passando para R$ 268,10. ...

Veja mais
Philips vai às compras para avançar em saúde

Para acompanhar a velocidade com que cresce a demanda por equipamentos e serviços de saúde no Brasil, a Ph...

Veja mais
Aposta na baixa

Incertezas em relação ao futuro da economia europeia e o fortalecimento do dólar em relaç&at...

Veja mais
Índia no mercado

A cautela continua a permear o mercado de algodão na bolsa de Nova York, que segue à espera de novidades r...

Veja mais
Á espera do frio

Notícias de que as lavouras de café do Brasil poderão ser atingidas por geadas voltaram a impulsion...

Veja mais
Argentina quer fazer pequeno produtor vender para o Brasil

Cerca de 580 empresários argentinos em pelo menos dois voos fretados da Aerolineas Argentinas devem mostrar hoje ...

Veja mais