Atual queridinha do setor supermercadista, a nova classe média vai dividir a atenção com as camadas D e E, cuja inserção no mercado consumidor promete encher carrinhos de compra em 2012. Se o cenário era bom renda em ascensão e desemprego batendo no chão , deve ficar ainda melhor, apontam os números apresentados ontem, na abertura da Apas 2012 - 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, o maior evento do setor no mundo.
– A renda e o modo de vida do consumidor estão trazendo uma revolução – afirmou João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), entidade organizadora.
Ele resumiu o momento: se a classe C está indo às compras, os consumidores das camadas D e E estão experimentando produtos, especialmente os de marcas líderes, os chamados mainstream no jargão do mercado. Esta pequena, mas significativa mudança de comportamento já tem surtido efeito nos fornecedores, explicou o diretor de economia da Apas, Martinho Paiva Moreira. E ela já é visível nas gôndolas dos supermercados: houve uma profusão de embalagens menores, feitas sob medida para caber no orçamento dos consumidores D e E.
Foram lançados 19,6 mil produtos em 2011
Pesquisa da consultoria Nielsen publicada em março traduziu o comportamento apontando que esta fatia da população não compra o produto de menor preço, mas o de menor desembolso – a ideia de que menos é mais se o item tiver qualidade. Um exemplo clássico são as embalagens de sabão em pó de 500g. Fabricantes de biscoitos, iogurtes funcionais e bebidas estão adotando a mesma estratégia.
O raio X do setor apresentado ontem mostra que foram lançados 19,6 mil produtos em 2011, 24% a mais do que no ano anterior, e que as categorias de produtos que estão crescendo estão ligadas a quatro fatores: são práticos, sofisticados, fazem bem ou entram no que o mercado chama de indulgência (que se enquadram na a ideia do “eu mereço”).
Veículo: Jornal de Santa Catarina