A fabricante de eletroeletrônicos e acessórios de informática HP tem inovado nas iniciativas realizadas em prol do meio ambiente, que vão desde a redução no consumo de energia e água em suas unidades à fabricação de produtos com materiais reciclados.
A mais recente delas é o projeto SmartWaste, que consiste no rastreamento de itens através de chips para o reaproveitamento do material após o seu descarte.
“É como emitir uma certidão de nascimento para o produto com a possibilidade de trazê-lo de volta para reutilizar o seu material. É uma ação extremamente inovadora”, explica Kami Saidi, diretor de sustentabilidade ambiental da HP. Segundo ele, a empresa investe até 5% de seu faturamento global em inovações, que abrangem iniciativas de “eco-design”.
Através do rastreamento realizado, o material recolhido poderá ser utilizado por outras empresas caso não seja aproveitado pela própria HP. Até o momento, os chips foram inseridos em cerca de 20 milhões de produtos entre impressoras e cartuchos, mas sua utilização deve ser expandida. A ação chamou a atenção do governo federal, que pretende ampliar a iniciativa no mercado com o desenvolvimento de chips com tecnologia brasileira.
Veículo: Brasil Econômico