Companhia reestrutura sua força de vendas para ganhar mais espaço nas prateleiras Abrir novos canais de vendas — e chegar a mais regiões —, desenvolver produtos, apostar em marketing e concluir processos de sinergia são as diretrizes da Hypermarcas para incrementar os resultados em 2012. A longa lista foi reforçada ontem por Claudio Bergamo, presidente da empresa, durante teleconferência de resultados para analistas (ver quadro abaixo).
Depois de um 2011 fraco, a companhia chegou ao fim do primeiro trimestre com lucro de R$ 40,8 milhões, 24% superior ao do primeiro trimestre do ano passado, e receita 14% mais alta, totalizando R$ 897 milhões. O resultado é efeito de estraté- gia comercial posta em prática no fim do ano passado, que incluía redução de descontos e prazos oferecidos aos varejistas. Nova força de vendas.
No que diz respeito à força de vendas, teve fim um importante processo de reestruturação no primeiro trimestre, que tem como objetivo conquistar mais prateleiras nas redes de farmá- cias. Se antes a companhia tinha uma só time para comercializar os itens de valor agregado e os genéricos, agora o esfor- ço se dividiu em duas equipes.
A força de vendas de genéricos começou a operar em fevereiro. “A intenção é ter melhor distribuição, o que deve gerar aumento de demanda”, disse Martim Mattos, diretor financeiro da Hypermarcas. Com trabalho mais focado, a empresa quer melhorar o desempenho de produtos.
“Em genéricos, nosso desempenho é melhor nas regionais do que nas grandes redes”, diz. “É um mercado em ascensão e vamos buscar mais espaço com a nova força de vendas”. Os genéricos respondem por 25,4% do mercado nacional de remédios, contra os 22,7% no primeiro trimestre do ano passado, diz a Pró Genéricos.
Veículo: Brasil Econômico