Wal-Mart e Pão de Açúcar dão prioridade para a fidelização

Leia em 4min 10s

Para tentar driblar reflexos da crise no mercado brasileiro, aumenta a briga pelos clientes e fornecedores no varejo, em que grandes redes, como o Wal-Mart, terceiro maior varejista do País, buscam estratégias de fidelização para manter o bom desempenho. Ao ampliar a base do programa de fidelidade do cartão BomClube, composta por três milhões de clientes, a rede mira ainda em ações como eventos privados para aproximar seu público-alvo também de seus principais fornecedores no País.

 

A empresa realizou, neste final de semana, em São Paulo, seu "1º Encontro Cliente & Wal-Mart", que reuniu 1,7 mil pessoas no Transamerica Expo Center. O evento contou com palestras, show de artistas e feira de fornecedores, onde, por exemplo, a Nestlé promovia degustação de produtos e apresentava os futuros lançamentos. Apenas neste ano, a varejista desenvolveu quatro eventos com esse perfil nas Regiões Nordeste e Sul, sendo que para o público nordestino a iniciativa já é tradicional no calendário dos clientes, e ano passado chegou ao Sul, por Porto Alegre.

 

De acordo com Marcos Carvalho, diretor de Experiência de Compra do Wal-Mart, "a prática foi incorporada à rede em 2004, após a compra da rede Bompreço [que pertencia à holandesa Ahold]. No Nordeste, o evento é aguardado com ansiedade pelos clientes". Ele conta que para o evento de São Paulo havia um certo receio referente à reação dos clientes, pois na capital paulista a relação é mais comercial; no entanto, os resultados foram muito bons.

 

Realizado há 26 anos, o encontro acontece em Aracaju (SE), Salvador (BA) e Recife (PE). O diretor não revela o investimento, mas garante que ele é mais caro do que anunciar na TV Globo. "Não temos tantos anos de mercado como os concorrentes, por isso ações como essas são importantes", destacou Carvalho.

 

Cartão

 

Para o Wal-Mart, um passo importante na fidelização do cliente nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste é trazer o programa de fidelidade do cartão BomClube - similar ao Mais do concorrente Pão de Açúcar -, que só no Nordeste é responsável por 50% das vendas na rede Bompreço. "Implantaremos o cartão em meados de abril e estamos trabalhando na seleção dos clientes. Para o encontro de 2009, em São Paulo, esperamos contar com uma base maior de participantes, graças ao cartão", disse o diretor.

 

Carvalho afirma que o programa só não começou a funcionar em São Paulo por uma questão tecnológica, mas que mês passado foi implantado um piloto no Sul, com seis lojas, e agora, está presente em toda rede. "O prêmio por pontuação varia conforme o estado, mas em São Paulo poderá ser trocado, por exemplo, por ingressos de shows ou Cinemark". Por enquanto, o programa é restrito às redes BIG, Mercadorama, Nacional, Bompreço e Wal-Mart Supercenter, mas o plano é ampliá-lo às bandeiras Todo Dia e Maxxi Atacado.

 

Ainda no âmbito do atendimento ao cliente, a rede investiu na unificação do atendimento na central telefônica. Agora, com o mesmo 0800, o cliente é atendido por funcionário local. "A operação em São Paulo, que era terceirizada, tornou-se própria. Hoje, há 70 funcionários em todo o País para atender às solicitações, sendo que o Sul representa 40% delas", disse Susana Kokron, diretora da Central de Relacionamento com o Cliente do Wal-Mart.

 

Remodelação

 

Criado há oito anos, o cartão Mais, da rede Pão de Açúcar, foi relançado este mês, após mudanças conduzidas pela agência de comunicação Giovanni+Draftfcb. O programa funcionará nas 61 lojas da rede em São Paulo e, em 2009, será estendido para os demais estados e cidades onde a bandeira está presente. A base de clientes é de 1,9 milhão de pessoas, e o público responde por mais de 30% do faturamento.

 

Nesta nova fase, ao invés de cartão de identificação, basta o número do CPF para os participantes receberem os bônus. "Ao receber um benefício que pode ser revertido em compras, o consumidor sente um ganho real, direto no bolso, aumentando sua percepção das vantagens", afirma Cristina Serra, diretora de Marketing do Grupo Pão de Açúcar.

 

Fora o segmento supermercadista, o varejo de móveis e eletroeletrônicos também faz experiências de fidelização. A loja sazonal da Casas Bahia, que este ano chegará ao Rio de Janeiro, é um modelo, com shows e praças de alimentação. Já a Coca-Cola teve iniciativa inédita no Nordeste ao incorporar a venda direta na estratégia de fidelizar seu público.

 

Para tentar driblar a crise no País, o Wal-Mart focará ações de fidelização no Sul e Sudeste, enquanto a rede Pão de Açúcar remodela formato de programa de benefícios do cartão Mais.

 

Veículo: DCI


Veja também

Seguro de transporte para importações prevê queda

O mercado de seguro de transporte já está preparado para sentir uma queda no volume de prêmios, prin...

Veja mais
Agricultores negociam preço

A Comissão Estadual do Leite da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) realiza hoje, no...

Veja mais
Novos investimentos de R$ 24 mi para exportação de café

Para aumentar as exportações brasileiras de café, a Agência Brasileira de Promoç&atild...

Veja mais
Inflação semanal avança puxada por alimentos

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) de até 22 de novembro subiu 0,57%, divulgou onte...

Veja mais
Logística faz aportes e aposta em retomada a partir de maio

As empresas de logística dão continuidade a investimentos em infra-estrutura dentro do mercado brasileiro,...

Veja mais
Sem gás, cerâmicas já começam a parar fornos

As indústrias que utilizam gás natural tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina começara...

Veja mais
Enchente paralisa produção no pólo de Blumenau

As indústrias têxteis de Blumenau e Brusque, em Santa Catarina, tiveram as atividades suspensas ontem por c...

Veja mais
Leveza de intenções

A Urano, que fabrica balanças eletrônicas comerciais há 25 anos, resolveu entrar na casa do consumid...

Veja mais
Banca das Camisetas planeja iniciar pela Colômbia sua expansão internacional

Vender camisetas como se fossem revistas já soava bastante diferente quando, em 2002, a Banca de Camisetas inicio...

Veja mais