Novos investimentos de R$ 24 mi para exportação de café

Leia em 2min

Para aumentar as exportações brasileiras de café, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) vão investir, entre 2008 e 2010, R$ 24,084 milhões em ações para promover o produto brasileiro no exterior. O novo projeto é voltado para países que têm um alto potencial de comercialização de café.

 

Entre as atividades que deverão ser organizadas estão Semanas Gastronômicas do Brasil em restaurantes renomados na América do Sul, Ásia e Europa, onde serão servidas comidas típicas brasileiras, juntamente com degustações do Café Brasil. Atualmente, os Estados Unidos são o principal mercado do produto brasileiro, com 70% das exportações. A idéia do projeto é promover o café em países como Panamá, Chile, Turquia, Cingapura, Japão, Coréia do Sul, Argentina, Chile, Portugal, Espanha, França, Polônia, Alemanha, entre outros.

 

O primeiro país que vai receber um grupo de chefs brasileiros é o Chile, onde irá acontecer o Congresso Mundial da Associação Mundial de Sociedades de Chefs. O café também será promovido por um time de baristas, o Brazilian Coffee Team, que vai servir diversos tipos de drinques com o produto, tudo para conquistar o paladar dos novos consumidores. Segundo o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, em nota divulgada ontem (24) pela entidade, este é o momento de plantar no mercado mundial a imagem do Brasil como produtor e processador de cafés de excelente qualidade.

 

De acordo com dados da Abic, o Brasil é o maior produtor mundial de café, em 2007 o país produziu 33,4 milhões de sacas. Foram embarcadas 28,1 milhões de sacas no ano passado, classificando o país como o maior exportador do mundo. Além disso, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor mundial, com 17 milhões de sacas consumidas. Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve colher 45,5 milhões de sacas de café na safra 2008.

 

Essa não é a primeira vez que a Apex e a Abic se juntam para promover as vendas externas de café. Em 2002 as exportações eram da ordem de US$ 4 milhões, com as atividades das duas entidades as vendas chegaram em 2007 a US$ 26 milhões, valor que já foi superado nos primeiros 10 meses de 2008, quando as exportações de café torrado e moído atingiram US$ 34 milhões.

 

Veículo: DCI


Veja também

Agricultores negociam preço

A Comissão Estadual do Leite da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) realiza hoje, no...

Veja mais
Inflação semanal avança puxada por alimentos

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) de até 22 de novembro subiu 0,57%, divulgou onte...

Veja mais
Logística faz aportes e aposta em retomada a partir de maio

As empresas de logística dão continuidade a investimentos em infra-estrutura dentro do mercado brasileiro,...

Veja mais
Sem gás, cerâmicas já começam a parar fornos

As indústrias que utilizam gás natural tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina começara...

Veja mais
Enchente paralisa produção no pólo de Blumenau

As indústrias têxteis de Blumenau e Brusque, em Santa Catarina, tiveram as atividades suspensas ontem por c...

Veja mais
Leveza de intenções

A Urano, que fabrica balanças eletrônicas comerciais há 25 anos, resolveu entrar na casa do consumid...

Veja mais
Banca das Camisetas planeja iniciar pela Colômbia sua expansão internacional

Vender camisetas como se fossem revistas já soava bastante diferente quando, em 2002, a Banca de Camisetas inicio...

Veja mais
Aracruz processará ex-executivo

Os acionistas da Aracruz Celulose decidiram ontem por maioria, em assembléia geral extraordinária, abrir a...

Veja mais
Qualidade de vida também no trabalho

Quem ouve falar de qualidade de vida no trabalho e logo pensa em algum tipo de atividade supostamente capaz de trazer eq...

Veja mais