Para avançar, fabricante quer expandir presença no interior do país. Em um ano, companhia atingiu mil pontos de venda de 65 varejistas que vendem em todo o Brasil
ADell quer ampliarem 30% a receita gerada por negóciosno varejo nacional até o fim do ano, impulsionada pela expansão,com foco no interior, de sua rede de parceiros. “O varejo cresce mais do que outros canais de venda da empresa”, conta Daniel Neiva, diretor de vendas para consumidor final, pequenas e médias empresas. Até 2013, a meta é aumentar dez vezes o negócio no setor.
Desde que deu início à estratégia para avançar no varejo,emjulho passado, a Dell dobrou sua presença.Atualmente, 1 mil pontos de venda de 65 redes de varejo oferecem produtosda fabricante. Metade está no Sudeste, 30% no Nordeste; 10% no Sul e 10% no Centro Oeste e Norte. O foco inicial foram varejistas nacionais, mas depois a empresa passou a procurar redes regionais. “Eles responderam por boa parte desse crescimento.Ointerior tem muito potencial”, constata Neiva.
A ida para varejo foi uma reviravolta para a Dell, que se firmou como uma empresa de venda direta. A mudança ocorreu há cerca de cinco anos e vem se intensificando, masa fabricante não informa a divisão de receita em canais diretos e indiretos. “O varejo é fundamental para atingir alguns clientes”, avalia Neiva.
No varejo, a Dell repete a estratégia usada em vendas diretas, com ofertas que aliam equipamento e serviços, como garantia estendida e assistência técnica na casa do consumidor. Neste sentido, alvo da Dell não é quem decide apenas por preço. “Não queremos disputar o mercado de preço baixo e comprometimento de performance”, diz Neiva, acrescentando que, por isso, financiamento é importante.
Dados da GFK fornecidos pela Dell indicam que a empresa cresceu 400% emum ano na faixa de preço superior a R$ 2 mil no varejo, na qual tem cerca de 30% de mercado. “Neste segmento, somos líderes”, garante Neiva. No ranking mundial de PCs da IDC, a Dell é a terceira fabricante em unidades vendidas.
A Frost&Sullivan projeta alta de 68,67% em vendas de notebooks no país entre 2011 e 2013. Desktops avançarão 15,78%. Na Dell, laptops respondem por 90% das vendas diretas para usuários finais. Isso se repete no varejo. “65% dos PCs vendidos no Brasil são para usuários finais”, completa Daniel Neiva
Veículo: Brasil Econômico