Varejo conta com maior apetite de juros baixos

Leia em 1min 10s

Redes como Marisa e Renner garantem que seus serviços financeiros não sofrerão



Mesmo com a queda nos juros, varejistas de vestuário garantem que seus serviços financeiros não devem ser afetados, contrariando a visão de alguns analistas quanto a uma menor participação do crédito no lucro operacional das companhias. O juro real cada vez menor exige escala maior para garantir ganho com a operação, mas ao mesmo tempo as taxas reduzidas tendem a atrair mais clientes e estimular o consumo.

“Uma redução dos juros pode fomentar um maior apetite por crédito, de forma que mais clientes estariam dispostos a financiar suas compras, compensando assim parte da perda nas taxas de juros com maiores volumes de financiamentos”, disse o diretor de produtos e serviços financeiros da Marisa, Arquimedes Salles.

Na Marisa, os cartões com a marca da loja e a financeira Sax responderam no primeiro trimestre por quase 87% do lucro operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação).

A Renner, que teve quase metade do seu Ebitda vindo dos serviços financeiros de janeiro a março, vem se preparando para trabalhar com os juros mais baixos desde agosto do ano passado, quando o atual ciclo de cortes da Selic começou. Naquela ocasião, a rede varejista colocou em fase de teste tarifas mais baratas para o seu cartão de crédito e juros menores em cinco praças consideradas estratégicas. A companhia está expandindo a ação.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Cotação do algodão registrou queda de 5% em maio

Comportamento verificado no mercado doméstico deve-se, basicamente, à forte retração ocorrid...

Veja mais
Negócios a mil por hora

Em 48 horas, 20 grandes fusões e aquisições, uma a cada 144 minutos, movimentaram mais de R$ 10 bil...

Veja mais
Operação tequila

A subsidiária da mexicana Mabe reestrutura sua operação e aposta na marca Continental para crescer ...

Veja mais
Importações pressionam laticínios

Depois de se tornar autossuficiente em lácteos e vislumbrar o mercado internacional da proteína em meados ...

Veja mais
Mercado cresce com produto local e novas drogarias

O desenvolvimento de produtos adaptados à pele brasileira, a expansão das redes de drogarias e o perfil do...

Veja mais
Brasil vai à OMC contra África do Sul por barreiras às exportações brasileiras

O governo brasileiro prepara-se para abrir a primeira disputa contra um sócio do grupo dos Brics, na Organiza&cce...

Veja mais
Varejo fatura R$ 38 bi no primeiro trimestre

Os juros atrapalharam o comércio varejista da Grande São Paulo. No primeiro trimestre, o setor atingiu fat...

Veja mais
Do Lego ao pescado, M.Cassab reúne tudo em um único lugar

Grupo investe R$ 80 milhões em novo Centro de Distribuição em Cajamar (SP) que integrará tod...

Veja mais
Com preço menor, entressafra do leite será atípica este ano

Os efeitos típicos da entressafra do leite (redução de oferta e aumento de preços), entre ju...

Veja mais