Companhia lança o Bubbly para competir com o Suflair, líder no segmento de chocolates aerados no Brasil
A Lacta escolheu o ano da comemoração de seus 100 anos para comprar uma briga que vinha adiando há tempos. A companhia vai lançar, em julho, sua linha de chocolates aerados, um segmento do mercado dominado há muitos anos por sua principal rival, a Nestlé.
Com o novo produto, batizado de Bubbly, a Lacta acredita que, dentro de um ano, será responsável por 20% das vendas de chocolates aerados no país. “Mas não queremos só isso. Hoje esse item representa menos de 10% das vendas de chocolate no país, e queremos que ele pelo menos dobre de tamanho com a nossa chegada”, afirma Patricia Borges, gerente de Marketing da empresa.
Para marcar sua entrada no novo mercado, a Lacta prepara uma campanha de publicidade que envolverá ações em diversos meios de comunicação e nos pontos de venda. “Ainda estamos fechando como será a estratégia.
A ideia é primeiro chegar às gôndolas para depois investir mais pesado em publicidade”, diz Patrícia. Segundo ela, a ideia da empresa é incluir a divulgação do novo produto nas estratégia de comemoração dos 100 anos da Lacta, mas dando um foco específico à novidade. “Vamos precisar explicar ao consumidor o que é esse novo produto”, afirma a executiva. OBubbly faz parte de uma estratégia mundial da Kraft Foods, dona da Lacta desde 1996.
Por enquanto, o produto foi lançado apenas nos mercados inglês e australiano. “Agora foi decidido levar a marca para mais países e o Brasil, pela importância que tem dentro da operação global, vai ser um dos primeiros a receber a novidade”, diz Patrícia. A expectativa é que até o fim de julho, o chocolate já esteja no varejo de todo o país. A demora para entrar no segmento de chocolates aerados se deve à força da concorrência no setor.
Ser o único grande competidor durante tantos anos, fez com que o Suflair, lançado pela Nestlé no final dos anos 1970, se tornasse sinônimo de chocolate aerado no país. “Esperamos até termos um produto que fosse realmente capaz de bater a concorrência”, afirma Patrícia. Em 2010, a Hershey's também lançou um produto no mesmo segmento. Nova roupagem Além do lançamento do Bubbly, a Lacta resolveu mexer em sua linha de tabletes. “Vamos fazer uma renovação desde a embalagem até o formato do produto”, diz Patrícia. Segundo a executiva, a renovação do portfólio é uma forma encontrada pela Lacta de afirmar que, mesmo centenária, continua moderna. “Fazer mudanças na linha de tabletes é sempre muito delicado, porque esse é o principal segmento para qualquer companhia de chocolates.
Veículo: Brasil Econômico