Vendas de genéricos crescem 34% de janeiro a maio e movimentam R$ 4,2 bi

Leia em 2min 30s

As vendas de medicamentos genéricos nos cinco primeiros meses do ano tiveram forte expansão, movimentando R$ 4,2 bilhões. Segundo a IMS Health, houve incremento de 34%, ante os R$ 3,1 bilhões vistos no mesmo período de 2011. Em unidades, o crescimento foi de 21,2%, totalizando 264 milhões. Até maio, a participação de mercado dos genéricos em unidades superou os 26%, ante os 24,4% acumulados nos cinco primeiros meses de 2011. Em valores, de janeiro a maio de 2011, a participação dos genéricos era de 19,9%; no mesmo período deste ano saltou para 22,3%. O mercado farmacêutico total também vem crescendo frente aos cinco primeiros meses de 2011, mas em ritmo inferior ao dos genéricos.

No âmbito do varejo, faltam apenas duas unidades para a Cooperativa de Consumo (Coop) concluir o projeto de modernização das 28 drogarias da rede, iniciado em maio do ano passado. A revitalização, baseada em novo mobiliário, alteração do layout e incorporação de novos produtos (dermocosméticos), já garantiu incremento de 5% no fornecimento geral, e até dezembro a previsão é chegar a 10%. Além de layout arrojado e ambientação própria para a linha dermocosmética, o projeto de modernização privilegiou algumas unidades com duas entradas, beneficiando o acesso à drogaria por meio do estacionamento. "Em breve, terão início as obras na drogaria da unidade Perimetral, para sua transferência do piso superior para o andar térreo, logo na entrada da loja, garantindo, assim, maior comodidade a todos os usuários", diz Rosangela Trevelin Prado, gerente de Negócios Drogaria. Tida como a maior cooperativa de consumo da América Latina e 13ª no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Coop tem cerca de 500 itens de marca própria Coop Plus formada.

A rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), inaugurou em junho a Drogaria Extra Tatuapé, segunda unidade no conceito "loja de rua" do grupo. A primeira foi inaugurada no final do ano passado, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. A nova drogaria mede aproximadamente 280 metros quadrados de área e tem um sortimento com 13.500 produtos, entre medicamentos, perfumaria, suplementos e equipamentos. Para a construção dessa loja, foram investidos R$ 900 mil.

O layout conta com grafismos e imagens que dão um ar de leveza, dinamismo, humanização e movimento, além de gôndolas baixas para facilitar o momento de compra. O modelo das drogarias Extra conta com os chamados "mundos", entre os quais se incluem o mundo fitness, o mundo bebê e o beleza, além de medicamentos e produtos para saúde que a companhia sempre ofereceu.

No "mundo beleza", por exemplo, o consumidor encontra dermocosméticos, perfumaria fina e acessórios de beleza das principais marcas do mercado. A nova drogaria oferece serviço de delivery e urna para coleta de medicamentos vencidos, fora de uso, embalagens e partes cortantes, como agulhas, ampolas, e vidros de xarope.

Com esta, a empresa conta com 70 lojas espalhadas por São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e nordeste brasileiro.


Veículo: DCI


Veja também

Sony e Panasonic se unem para produzir nova geração de TVs

Ideia é desenhar estratégia na corrida pela liderança no segmento Oled, sucessora dos modelos LCD, ...

Veja mais
Arcor faz maior investimento da história na Butter Toffee

Objetivo da companhia é tornar a marca de balas, líder de mercado, mais conhecida Para muitas empresas, t...

Veja mais
Rede gaúcha São João cresce em direção ao Paraná

A partir de Passo Fundo, município a 300 quilômetros de Porto Alegre, a rede de farmácias São...

Veja mais
Com BR Partners, Sequoia compra Linx Fast Fashion

Dois meses após o aporte do fundo de private equity BR Partners, o grupo de logística Sequoia anuncia hoje...

Veja mais
Área de trigo no Mercosul deve recuar 7% em 2012/13

A área de plantio de trigo nos países do Mercosul deverá somar 7,2 milhões de hectares na sa...

Veja mais
La Rioja racionaliza linhas após semestre frustrante

Racionalização da produção e lançamento de novos itens. Esta é a estraté...

Veja mais
Ri Happy compra a PBKids e cria rede de brinquedos com receita de R$ 1 bi

Consolidação. Aquisição consolida a liderança do grupo no varejo de brinquedos no Pa&...

Veja mais
Coop moderniza drogarias da rede

Faltam apenas duas unidades para a Coop (Cooperativa de Consumo) concluir o projeto de modernização das 28...

Veja mais
Calçadistas cobram proteção a produto nacional

Alta do dólar, na casa dos R$ 2, ainda não anima as exportações, segundo entidadesEmpres&aac...

Veja mais