Preço do leite recua e setor tem nova regra

Leia em 1min

O preço médio pago ao produtor de leite do país em junho (referente à produção entregue em maio) foi de R$ 0,81 por litro, valor semelhante ao mesmo período de 2011. Na comparação, a remuneração do pecuarista foi menor se descontada a inflação de 4,5% do período. O preço de junho, inclusive, foi inferior a maio (R$ 0,82 por litro), apesar da entressafra, quando a oferta de leite no mercado é reduzida.

Na avaliação da Scot Consultoria, a queda nos preços foi mais acentuada nos Estados do Mato Grosso, a variação entre maio e junho foi negativa de 2,52%, seguido por Paraná (-1,5%), Minas Gerais (-1,32%), Rio Grande do Sul (-1,2%) e São Paulo (-1%). O mercado spot registrou um declínio entre maio (R$ 0,89 por litro) e junho (R$ 0,87 por litro); e o preço do leite longa vida teve ligeiro aumento em junho, com R$ 2,28 por litro, em relação a maio com R$ 2,27.

Desde o último dia 20, o setor convive com uma nova norma. Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 12.669 que obriga os laticínios a informarem aos produtores o valor pago pelo litro até o dia 25 do mês anterior à entrega do produto. Atualmente, o pecuarista é informado sobre o preço um mês após a entrega.



Veículo: Valor Econômico




Veja também

Forte concorrência local mantém Clorox fora do Brasil

Enquanto outras grandes empresas do setor de bens de consumo fecham o foco em economias estrangeiras em crescimento acel...

Veja mais
Classe B continua a liderar as vendas

Beneficiada nos últimos anos pelas políticas sociais do governo e pela maior oferta de emprego formal, a c...

Veja mais
União quer recuperar 5 mil km de ferrovias

O governo vai exigir que as atuais concessionárias de ferrovias recuperem 5 mil quilômetros de estradas de ...

Veja mais
Brasil precisa abrir os portos para evitar apagão logístico

As manchetes destacaram o caos dos dois principais portos de carga do país, Santos e Paranaguá. O problema...

Veja mais
Ana Maria lança minirrocambole para conquistar um novo público

A marca de bolinhos Ana Maria lançou uma nova versão, em formato de rocambole, para conquistar o pú...

Veja mais
Cepacol dá smartphone e carro 0km para consumidor que usar a nova linha Plus

A Sanofi lançou a campanha “Sorrindo à Toa Cepacol” para promover a linha de enxaguantes bucai...

Veja mais
Importadora líder investe mais em ampliação do mix

Importadora exclusiva dos vinhos e azeites das vinícolas portuguesas Quinta do Crasto, Herdade do Esporão ...

Veja mais
Aquisição de leite pelas indústrias diminui - 2,9%

No primeiro trimestre deste ano, a aquisição de leite no País teve uma queda de 2,9% em relaç...

Veja mais
Arrozeiros pedem urgência para repactuação

Os arrozeiros gaúchos vão aproveitar o lançamento do Plano Safra, que ocorre hoje em Brasíli...

Veja mais