Cade fecha acordo com a Souza Cruz

Leia em 1min 20s

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fechou um acordo com a Souza Cruz para proibir a empresa de assinar qualquer tipo de contrato de exclusividade com os pontos de venda de cigarros. A decisão obriga a empresa a não fechar acordos com pontos do varejo, como padarias, lojas de shoppings e de aeroportos para que eles só vendam as marcas da empresa. Os contratos de merchandising também não vão mais poder ser feitos em termos de exclusividade.

Além disso, a Souza Cruz vai pagar R$ 2,93 milhões a título de contribuição pecuniária por contratos de exclusividade anteriores que firmou.

O acordo encerra uma disputa travada, desde 1998, pela Philip Morris com a Souza Cruz. Naquele ano, a fabricante do Malboro ingressou com uma representação no órgão antitruste, reclamando de uma série de contratos que a Souza Cruz firmava com pontos de venda nos quais exigia a exclusividade para os seus produtos.

Durante anos, o órgão antitruste baixou determinações para proibir a exclusividade em alguns tipos de contratos. O problema é que surgiram interpretações diferentes a respeito das determinações do Cade pelas quais um tipo de contrato não era mais utilizado, mas outro era desenvolvido, logo em seguida, prevendo alguma forma de exclusividade entre a fabricante e o ponto de venda.

Em setembro de 2000, foi proibida a exclusividade com pontos de venda para a comercialização de cigarros em alguns locais, como shoppings e aeroportos, mas a exclusividade do merchadising continuou.

"O que pode ter de exclusividade nesse mercado?", perguntou o procurador-geral do Cade, Gilvandro Araújo. "A resposta é nada. Não pode ser de venda, de merchandising, nada."

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Alta do dólar estimula Arno a reativar 4 linhas de produção

A Arno, marca do grupo francês SEB, que tem três fábricas no Brasil, reativou duas linhas produtivas ...

Veja mais
Redes de vestuário devem aumentar importação

A participação dos importados no consumo interno de vestuário no Brasil deve subir de 9,3% em 2011,...

Veja mais
Zara muda logística no Brasil

Na Galícia, região de montanhas verdes e costa recortada, onde as águas mais frias do Atlânti...

Veja mais
Cozinha internacional no café da manhã

Em tempos de padoca gourmet na esquina de casa, o tradicional pão de forma teve de ganhar upgrade para brilhar na...

Veja mais
Com tradição em fogões, Mabe investe em ar-condicionado

Marcelo Vienna, ex-Arno, chega à companhia mexicana com a missão de desenvolver a área, que pode te...

Veja mais
LG vai produzir televisores Oled na fábrica de Manaus

Companhia deve investir mais de R$ 40 milhões para fabricar 60 mil unidades na nova linha A coreana LG se prepa...

Veja mais
Gargalo logístico causa perda de US$ 80 bi por ano ao Brasil

Valor corresponde a 4%do Produto Interno Bruto (PIB), mesmo montante necessário para desafogar setor A falta de ...

Veja mais
Acesso ao Porto de Santos tem controle eletrônico

O Porto de Santos começou o mês de julho com um novo sistema de acessos. Foi implantado, a partir de norma ...

Veja mais
As redes de medicamentos lançam novidades

Começa hoje no Expo Center Norte, em São Paulo, a 22ª edição da ExpoFarmácia, qu...

Veja mais