Com tradição em fogões, Mabe investe em ar-condicionado

Leia em 1min 40s

Marcelo Vienna, ex-Arno, chega à companhia mexicana com a missão de desenvolver a área, que pode ter fábrica no Brasil


A Mabe, fabricante de eletrodomésticos das marcas, GE, Continental e Dako, prepara-se para entrar em um novo segmento: o de ar-condicionado. A missão está nas mãos de Marcelo Vienna, ex-Arno, e atual vice-presidente comercial da empresa.

O executivo chegou à Mabe no início deste ano e estuda o que seria mais viável: produzir o eletrodoméstico no Brasil ou importá- lo do México, onde fica a sede da companhia. Junto com o novo produto, a tradicional fabricante de fogões também estuda ampliar em 50% a capacidade de sua fábrica de Itu, no interior de São Paulo, responsável pela produção de suas linhas de lavadoras de roupas e refrigeradores. “O uso das lavaroupas nos lares brasileiros ainda é muito baixa”, afirma Vienna.

Além da unidade de Itu, a Mabe possui três fábricas no interior de São Paulo e uma em Recife (PE). Durante a Eletrolar 2012, feira da indústria de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que acontece esta semana na capital paulista, a empresa lançou uma linha de bebedouros e está aproveitando para divulgar seu portfólio de eletrodomésticos de luxo, que chegou ao mercado no ano passado.

Chamadas de GE Monogram e GE Profile, estas linhas têm produtos de alto padrão como refrigeradores que podem custar até R$ 50 mil e são comercializadas em varejistas considerados premium. A meta é fazer com que estes produtos cheguem a representar 10% das vendas da companhia no Brasil em um prazo entre três e cinco anos.

A receita global da companhia em 2011 foi de US$ 3,8 bilhões, sendo que deste total o Brasil representou 30%. Reestruturação A companhia está há nove anos no país e promoveu no ano passado uma importante reestruturação em seus negócios. Deixou de produzir a marca Mabe, lançada em 2008 com vultosos investimentos, e também abandonou a grife Bosch. Agora a empresa quer focar nas marcas GE, Dako e Continental. Para fortalece-las junto ao consumidor final, a companhia inaugurará este ano seu primeiro showroom no país, na cidade de São Paulo.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Zara muda logística no Brasil

Na Galícia, região de montanhas verdes e costa recortada, onde as águas mais frias do Atlânti...

Veja mais
Cozinha internacional no café da manhã

Em tempos de padoca gourmet na esquina de casa, o tradicional pão de forma teve de ganhar upgrade para brilhar na...

Veja mais
LG vai produzir televisores Oled na fábrica de Manaus

Companhia deve investir mais de R$ 40 milhões para fabricar 60 mil unidades na nova linha A coreana LG se prepa...

Veja mais
Gargalo logístico causa perda de US$ 80 bi por ano ao Brasil

Valor corresponde a 4%do Produto Interno Bruto (PIB), mesmo montante necessário para desafogar setor A falta de ...

Veja mais
Acesso ao Porto de Santos tem controle eletrônico

O Porto de Santos começou o mês de julho com um novo sistema de acessos. Foi implantado, a partir de norma ...

Veja mais
As redes de medicamentos lançam novidades

Começa hoje no Expo Center Norte, em São Paulo, a 22ª edição da ExpoFarmácia, qu...

Veja mais
Apesar de giro maior, lojista segue temeroso

As redes varejistas do Brasil sentiram crescer 7,6% o número de consumidores nas lojas no mês de junho, na ...

Veja mais
'Se misturar emoção e negócios, estraga'

Herdeiro de um grupo bilionário conta como ele e o irmão viraram de cabeça para baixo empresas cria...

Veja mais
Vendas no varejo têm menor alta em 3 anos

Crescimento no 1º semestre foi de 7,6%, diz Serasa, e de 3% para a ACSP; intenção de compra para o 3&...

Veja mais