Assim como os eletrodomésticos, os pneus receberão selo de eficiência no Brasil. O projeto elaborado pelo Inmetro está aberto para consulta pública até 14 de julho e deve virar uma portaria ainda no segundo semestre de 2012. O objetivo é informar ao consumidor sobre as características de segurança e eficiência energética do pneu, que devem ser classificados em categorias entre “A” e “G”.
A expectativa da entidade é que a regulamentação entre em vigor gradativamente a partir de 2014. Nas etiquetas serão avaliados nível de ruído, aderência ao piso molhado e resistência ao rolamento. Em média, entre 20% e 30% do consumo de combustível e 24% das emissões de CO2 de um veículo são atribuídos aos pneus. Na categoria “A” ficam os pneus “verdes”, desenvolvidos a partir de tecnologias inovadores e matérias-primas como borrachas sintéticas de alta performance. Os pneus verdes podem economizar cerca de um litro de combustível a cada 100 quilômetros rodados ao longo de sua vida útil. Ou seja, se todos os pneus no mundo fossem desse tipo, haveria uma economia anual de 20 bilhões de litros de combustíveis e uma redução de quase 50 milhões de toneladas de CO2 emitidos à atmosfera, segundo estudo da multinacional Lanxess, maior produtora de borracha sintética.
Veículo: Jornal de Santa Catarina