Linha branca vende 11,4% a mais

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O recuo dos preços praticados no mercado é um dos fatores que explica a redução no faturamento dos produtos da linha marrom, em que a TV de tela fina representa 70%.



As vendas de bens duráveis no varejo somaram R$ 33,2 bilhões entre janeiro e maio deste ano, um aumento de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado. A linha branca, que responde por 25,2% do segmento duráveis, foi a que apresentou a melhor performance, com expansão de 11,4% nos primeiros cinco meses de 2012.

Já a linha marrom, que em 2010 surpreendeu e ultrapassou a branca por conta da venda televisores, amargou uma redução de 2,6% no faturamento no mesmo período. Os dados foram apresentados ontem, durante a Eletrolar Show, pela empresa mundial de pesquisa de mercado GfK.

De acordo com o diretor-geral da companhia, José Pinto Guedes, a América Latina é uma das regiões que mais crescem em vendas de duráveis. Para este ano, a empresa  estima que haverá uma expansão de 11% nas vendas nesta região. Em 2011, conforme a GfK, foram gastos

US$ 1 trilhão com bens duráveis em todo o mundo, após um desempenho tímido em 2010, em decorrência da crise econômica internacional, iniciada em 2008 e fortalecida ao longo de 2009.

Ao classificar o Brasil como a locomotiva da América Latina, o executivo da GfK atribuiu parte do crescimento das vendas da linha branca à redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prorrogada recentemente por mais dois meses.

Sobre o recuo das vendas de itens da linha marrom, Guedes disse que o consumidor é um só e faz escolhas segundo suas conveniências e bolso, o que explica o crescimento de determinados produtos e queda nas vendas de outras categorias. "Para assistir aos jogos da Copa do Mundo, ele decidiu comprar um televisor de tela fina", analisou.

Atualmente, entretanto, as vendas desaceleraram, embora os televisores de tela fina respondam por 70% dos negócios dessa categoria. O recuo dos preços praticados no mercado é outro fator que explica a redução no faturamento dos produtos da linha marrom.

Também tem diminuído a demanda por televisores de tubo. Até 2009, as vendas de TVs tradicionais (tubo) eram maiores do que as de aparelhos de tela fina. A categoria de bens duráveis é composta por 66 produtos, mas apenas cinco deles respondem por 67% do faturamento. São eles os smartphones, televisores de tela fina, notebooks, refrigeradores e máquinas de lavar roupa.

Regiões – De acordo com a companhia GfK, que monitora 55 mil pontos de vendas no Brasil, o Nordeste foi a região que teve o maior aumento nas vendas de bens duráveis, com 14%. Norte e Centro-Oeste representaram 6,2%.

"A ascensão da classe C explica a boa performance. Muitos consumidores nordestinos estão comprando a primeira geladeira de uma porta", afirmou o gerente de negócios da GfK, Oliver Romerscheidt. O Estado de São Paulo responde por um terço do faturamento de bens duráveis.

A sétima edição da Eletrolar Show termina hoje no Transamérica Expo Center, na Capital paulista. Considerada a principal vitrina do varejo, a feira deverá movimentar, segundo seus organizadores, quase R$ 4 bilhões em negócios e receber 22 mil profissionais da indústria e do varejo.



Veículo: Diário do Comércio - SP


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