Rede, que já atua na Venezuela. planeja atingir diversos países da região até 2015
As sinalizações de que a economia brasileira caminha a passos menos largos não abatem os projetos e expectativas de crescimento da Puket, marca especializada na venda de meias, pijamas e lingeries.
A explicação simples vem de Adolfo Bobrow, sócio-diretor da Puket: “Nosso produtos são os últimos da cadeia. Quando o medo do consumidor aumenta, ele deixa de comprar casa, trocar de carro, mas a última coisa que a pessoa vai deixar de comprar é uma meia.” “Se a mulher não pode comprar um vestido e existe um desejo de consumo, ela compra uma lingerie e se satisfaz. Somos os últimos a cair e os primeiros a se levantar”, comenta o executivo, com propriedade de quem atua nesse mercado há 24 anos.
A marca comercializa mais de 12 milhões de pares de meia e 1,5 milhão de pijamas e lingeries por ano, dos quais 8% são importados. Com 95 unidades atualmente, sendo quatro lojas próprias e 91 franquias, a Puket espera fechar o ano com 100 estabelecimentos. Além disso, Bobrow estima crescimento de mais de 40% no faturamento deste ano, passando de R$ 70 milhões em 2011 para R$ 100 milhões em 2012.
O executivo conta ainda que a rede passa por um ajuste do mix de produtos, com o objetivo de reduzir os preços.Otíquete médio da marca é R$ 80. Se os negócios no Brasil vão bem, a ambição da rede vai ainda mais longe. “Entre 2014 e 2015, pretendemos atingir a América do Sul como um todo”, planeja Bobrow. “Parece irônico, mas começamos pela Venezuela, apesar dos problemas enfrentados pelo país.”
Segundo o sócio-diretor, a ida para a Venezuela, onde a Puket tem duas franquias, aconteceu porque havia representação da marca no país e interesse em sair do Brasil. As operações são experimentais e visam a expansão para outras localidades.
Negócios
O investimento para quem quiser se tornar um franqueado da Puket é de R$ 350 mil e o retorno é estimado entre 24 e 30 meses. O faturamento médio mensal de cada loja é de aproximadamente R$ 85 mil.Os franqueados pagam royalties de 1,41% sobre as vendas, e mais 2,41% de taxa de publicidade
Veículo: Brasil Econômico