Diversidade de produtos garante clientela da Severo Roth

Leia em 4min

Loja criada em 1963 é ponto de referência dos gaúchos, com a oferta de mais de 60 mil itens



A empresa com maior variedade de produtos eletroeletrônicos do Sul do Brasil. Essa é a maneira como a Severo Roth se apresenta aos seus clientes. Com cerca de 60 mil itens em seu catálogo, sua fama de diversidade e atendimento qualificado atrai mais de dois mil clientes diários para a loja, localizada na avenida Alberto Bins, 468, no Centro de Porto Alegre.

A história da empresa sempre esteve ligada à essa via, conhecida por concentrar lojas do setor de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A Severo Roth iniciou atividades em 1963, quando foi fundada por três sócios:  Breno Roth, Jesus Severo e Darci Severo. Na época, a loja era localizada no número 821 da avenida Alberto Bins, e atuava apenas no ramo de eletrodomésticos, através da venda de peças e serviços de assistência técnica.

A primeira grande mudança foi em 1993, quando o estabelecimento foi adquirido por Valmor Zampieron. O empresário trabalhava até então no bairro Rubem Berta, onde tinha uma loja de eletrodomésticos, mas também atuava na área de eletroeletrônicos. “Com isso, a loja começou a mudar seu foco para peças de eletroeletrônicos, enquanto a unidade da zona Norte continuou as atividades como assistência técnica, a Eletrônica Leopoldina”, explica Lourdes Dallacort, diretora da empresa e viúva do empresário. A aquisição não determinou a mudança do nome do empreendimento. Durante algum tempo, um dos sócios originais, Jesus Severo, foi mantido no grupo com 1% de participação, a fim de permanecer a denominação Severo Roth.

Com o crescimento das atividades o espaço físico da Severo Roth ficou pequeno, e o novo proprietário adquiriu então o prédio ao lado para possibilitar a expansão. Além disso, foi aberta a sociedade da empresa, para inserir nela o cunhado de Zampieron, Antônio Dalacorte. Nesse processo, que envolveu negociações com Jesus Severo, foi decidida a troca da razão social para Zampieron & Dalacorte Ltda, mas com a permanência do nome fantasia como Severo Roth, uma vez que a denominação já era muito estabelecida entre os consumidores.

A expansão dos negócios forçou uma nova mudança para um espaço maior. Dessa forma, a loja foi instalada no atual endereço em 1999. Nesse período, foram implantados os setores de  iluminação, informática e segurança eletrônica, entre outros. A fama de Zampieron como técnico em eletrônica também contribuiu para o renome da empresa. “Muitos engenheiros consultavam ele para saber sobre os componentes eletrônicos que precisavam usar em seus projetos”, lembra a diretora. Com o falecimento de Zampieron em 2002, sua esposa teve que assumir a direção dos negócios. Mas a perda do presidente não significou uma parada no crescimento. Em 1999, quando a Severo Roth foi instalada no endereço atual, contava com 22 colaboradores. Hoje, a loja tem 176 funcionários, a quem Lourdes credita o sucesso da empresa. “Atuamos em um ramo em que é necessário muito conhecimento qualificado, com uma equipe que tenha capacidade de comprar e vender esse tipo de produto, priorizando o bom atendimento”, afirma.

Empresa planeja expansão dos negócios

O crescimento dos negócios e a necessidade de mais espaço físico está novamente influenciando o futuro da Severo Roth. Atualmente, a empresa está construindo um centro de distribuição no bairro Floresta. O prédio, que deve estar concluído em três meses, irá receber a maior parte do estoque da unidade do Centro. Conforme Lourdes, a mudança vai liberar mais espaço físico na loja, ampliando espaço para setores de vendas já existentes e dando melhores condições de circulação para os clientes. “Se tivéssemos um prédio ao lado livre compraríamos. Mas com o centro de distribuição vamos liberar um andar inteiro de estoque para expandir a loja e os escritórios administrativos.”

O projeto do investimento está sendo dirigido pelos filhos de Lourdes, Lucas e Vinicius Dallacort Zampieron, com 22 e 23 anos, respectivamente. “Os herdeiros estão assumindo a empresa conosco, fazendo um trabalho com perspectivas para o futuro”, explica a diretora. Atualmente os dois jovens já administram a loja virtual (www.severoroth.com.br).

Mas a nova geração poderá ter uma missão há muito tempo estudada pela empresa: a abertura de filiais. Apesar de seu sucesso, a Severo Roth manteve ao longo de sua história a concentração dos negócios em sua única loja no Centro da Capital. “Caberá a eles a decisão de abrir filiais, mas isso é um planejamento que virá depois de estruturarmos bem os projetos do centro de distribuição e da loja virtual”, informa Lourdes.

Além disso, segundo a diretora, outro projeto que pode ser implantado em breve é a criação de um centro de treinamento para os funcionários, para suprir a empresa com mão de obra qualificada.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Governo avalia dívidas de citricultores

8 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranjas já se perderam nos pomares paulistas por falta de comprador...

Veja mais
Menos impostos na China

As empresas estrangeiras que atuam na China terão os impostos sobre o lucro que obtêm no país reduzi...

Veja mais
SuperNorte apresenta novas tendências do setor no dia 16

Evento realizado pela Apras reunirá supermercadistas, fornecedores e atacadistas em Londrina, Paraná ...

Veja mais
Venda do Carrefour cai, mas ação sobe na França

O Carrefour exibiu ontem os primeiros sinais de que os esforços para reanimar seus hipermercados na França...

Veja mais
Investidor de varejo popular é o novo sócio da gaúcha Grazziotin

Acostumadas a ficar dias sem nenhuma negociação, as ações da Grazziotin chamaram a aten&cced...

Veja mais
Liberty, de Londres, abre filial no país

Tradicional fabricante de tecidos finos de Londres, a Liberty Art Fabrics abriu um escritório em São Paulo...

Veja mais
Área do algodão pode ficar 35% menor na próxima safra

A área plantada do algodão tende a uma redução de até 35% na próxima safra. No...

Veja mais
Supermercadistas continuam otimistas com comercialização

Os supermercadistas paulistas mantiveram o otimismo com relação a vendas, taxa de juros e inflaç&at...

Veja mais
Aprovadas alterações no PL da Lei do Queijo

Foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 1.7...

Veja mais