Liberty, de Londres, abre filial no país

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Tradicional fabricante de tecidos finos de Londres, a Liberty Art Fabrics abriu um escritório em São Paulo para ganhar agilidade e economia de custos no atendimento às grifes de vestuário brasileiras. A empresa é o braço têxtil do grupo Liberty London, adquirido há dois anos pelo fundo BlueGem, que reúne investimentos de famílias ricas da Europa, por 43 milhões de libras (US$ 66,3 milhões).

A companhia passa hoje por uma fase de globalização. Fora do velho continente, o Brasil é a terceira operação própria da Liberty Art Fabrics, que também se instalou no Japão e nos Estados Unidos.

Diretor administrativo da marca no país, Graziano Messana conta que há três anos a Liberty Art Fabrics já exportava alguns de seus produtos para o Brasil. Os tecidos vinham prontos da Europa. Agora, com a operação local da marca, os produtos chegarão por aqui semi-acabados. "As estampas serão impressas com um parceiro brasileiro selecionado", conta o executivo.

Dessa forma, explica Messana, a Liberty Art Fabrics consegue reduzir de três para um mês o tempo de entrega das encomendas. Por enquanto, a marca negocia com grifes como Le Lis Blanc, Noir, Le Lis, Dudalina, Carlos Miele, A Brand e Tyrol, sempre oferecendo produtos exclusivos. No mundo, a empresa fornece para marcas como Oscar de La Renta, Dolce & Gabbana, Hermés e Luis Vuitton (linha masculina), diz Messana.

Os custos para trazer os produtos para o Brasil foram reduzidos. "Passamos a trazer os tecidos em maior escala, diluindo as despesas com logística. Além disso, há uma economia tributária pelo fato de se tratar de um produto ainda não finalizado", afirma.

No ano passado, o faturamento total da Liberty London - que detém uma tradicional loja de 70 mil metros quadrados na Regent Street, em Londres - foi de € 130 milhões. A Liberty Art Fabrics, que vendeu no período 7 milhões de metros de tecidos, respondeu por cerca de metade das vendas brutas totais. A outra parte veio de produtos da marca própria da companhia, a Liberty of London, que está na etiqueta de gravatas, camisas, lenços e almofadas.

Por enquanto, no Brasil, a companhia está comercializando dois tipos de tecido: seda e "Tana Lawn", carro-chefe da marca que representa 70% do seu faturamento. "A textura parece seda, mas tem a resistência do algodão, que é egípcio", explica Messana.

Todas as estampas são criadas em Londres. Atualmente, a empresa dispõe de um catálogo de 43 mil desenhos produzidos desde 1875, ano da sua fundação, mas o número de opções está em constante crescimento.

Segundo Messana, o grupo estuda a possibilidade de abrir lojas no Brasil para vender mais produtos do seu portfólio, mas ainda procura parceiros locais para viabilizar esse projeto.



Veículo: Valor EconÔmico



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