No começo de 2009 chegam às lojas a primeira linha de sapatos Ortopé fabricados pela Paquetá, indústria que comprou a empresa há um ano. Com 54 anos, a marca de calçados infantis se manteve no "imaginário" do consumidor por causa do famoso jingle "Ortopé, Ortopé tão bonitinho..." e também porque as vendas foram mantidas por conta dos licenciamentos. "A Ortopé nunca saiu de cena, mas vamos fortalecê-la e recuperar o share. Nossa primeira coleção é para a volta às aulas", afirma o gestor de negócio, Otávio Facholi. Os calçados vão ser fabricados em Pentecoste, Ceará, em uma das 13 fábricas do grupo. Facholi não revela o número de pares que vai fabricar. "O importante é que temos flexibilidade. Conseguimos crescer passando a produção para outras unidades se for necessário."
Bonitinho I. Segundo o executivo, alguns modelos clássicos da marca serão mantidos. "Mas vamos investir no design e promover uma evolução com produtos mais modernos." O lançamento será acompanhado por uma campanha publicitária nacional criada pela agência SPR Comunicação para mídia impressa e televisiva. A distribuição também é nacional. Os sapatos serão vendidos em multimarcas de calçados e lojas infantis. Embora a ênfase seja no mercado interno, a empresa já está delineando o projeto de exportação. A Paquetá é dona também das marcas Dumond, Capodarte e Diadora. "Com a Ortopé ampliamos e complementamos nosso mix agregando uma marca com forte recall", diz Facholi, que não desmente nem confirma a volta da trilha "Ortopé, Ortopé tão bonitinho..."
Veículo: Valor Econômico