A Johnson & Johnson anunciou sua segunda aquisição em uma semana, usando dinheiro reservado para comprar a fabricante de implantes mamários Mentor por US$ 1,07 bilhão. A Johnson & Johnson informou na semana passada que iria comprar a Omrix Biopharmaceuticals, fabricante de equipamento cirúrgico para estancar sangue, por US$ 438 milhões.
Os acordos sugerem que a companhia, com mais de US$ 14 bilhões em dinheiro em seu balanço patrimonial no final de setembro, pode estar vivenciando uma euforia de compras de empresas subavaliadas, disse John Farrall, analista do setor de cuidados com a saúde no National City Private Client Group, em Cleveland, que supervisiona US$ 125 milhões em ações da Johnson & Johnson.
Os implantes de seios serão um novo produto da Johnson & Johnson, com sede em New Brunswick, Nova Jersey. A companhia informou em um comunicado ontem que o acordo lhe dá "uma oportunidade de reforçar sua presença no campo da medicina estética e de reparação."
Botox
Joshua H. Levine, presidente e principal executivo da Mentor, com sede em Santa Barbara, Califórnia, anunciou que o acordo permite que a Mentor "realize um crescimento significativo em todo o mundo."
A Allergan, de Irvine, Califórnia, e Mentor são as únicas companhias que oferecem implantes mamários de silicone nos Estados Unidos. A Mentor também procura receber a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para uma injeção contra as rugas que, planeja, irá concorrer com o Botox, um produto cosmético hoje líder de mercado, da Allergan.
As vendas de implantes mamários recuaram no último trimestre e possivelmente continuarão a despencar no próximo ano, devido à recessão nos Estados Unidos, afirmou Farrall.
Mesmo representando quase três vezes os ganhos esperados, o preço "não é muito" para a Johnson & Johnson com relação a outras recentes aquisições no setor de medicamentos e aparelhos médicos, acrescentou o analista.
Embora as vendas da Mentor tenham declinado, "o cenário da Johnson & Johnson é de prazo mais longo", disse Michael Weinstein, analista da JPMorgan Chase, em Nova York , em nota aos clientes ontem, vendo "pouca ou nenhuma chance" de uma proposta concorrente.
"A entrada em implantes mamários pode surpreender alguns, dado o histórico de litígios e risco da atividade", disse Weinstein.
Cerca de 88% das vendas da Mentor foram de implantes de seio no último ano fiscal. A receita com vendas de implante caiu para US$ 74,4 milhões no segundo trimestre deste ano fiscal, terminado em 27 de setembro, ante vendas de US$ 93,9 milhões nos primeiros três meses do ano.
Veículo: Gazeta Mercantil