Log-In começa novo serviço para o Maranhão e o Pará

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Esta semana o navio Log-In Pantanal deve deixar Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com carga de arroz que será desembarcada, na segunda quinzena do mês, no porto de Itaqui, no Maranhão, o maior consumidor do grão do país. A viagem marca o início de um novo serviço de cabotagem da empresa Log-In Logística Intermodal. A nova linha de navegação na costa brasileira, com frequência quinzenal, surge para atender o transporte de contêineres no Pará e no Maranhão.

O serviço foi batizado de Costa Norte e vai escalar os portos de Suape (PE), Fortaleza (CE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A linha vai permitir conexões com os serviços da empresa que atendem Manaus (AM) e as regiões Sul e Sudeste, incluindo o Mercosul. "O objetivo foi buscar mercado onde a cabotagem não está presente", disse Fábio Siccherino, diretor comercial da Log-In. Ele afirmou que o Costa Norte será o primeiro serviço regular de cabotagem para contêineres em Vila do Conde e Itaqui.

O objetivo é chegar ao fim do ano com taxa de ocupação de cerca de 60% no novo serviço, o que representa um desafio para uma nova linha em momento em que o mercado de navegação, incluindo a cabotagem, passa por momento difícil. No primeiro semestre, o ritmo da demanda por transporte de cargas entre as regiões Sul/Sudeste e Norte/Nordeste recuou mais do que o verificado no consumo e na produção industrial, avaliou a empresa. No segundo trimestre do ano, a Log-In registrou prejuízo de R$ 31,9 milhões motivado, segundo a companhia, pelo impacto do resultado financeiro negativo.

Siccherino afirmou que, em termos de volumes, a situação da navegação costeira melhorou. A empresa expandiu em 6,4% o número de contêineres movimentados no segundo trimestre em relação a igual período do ano passado. O crescimento econômico das regiões Norte e Nordeste nos últimos anos foi um elemento considerado pela Log-In para lançar o novo serviço. O foco recai sobre produtos das áreas de alimentos e bebidas, higiene e limpeza, siderurgia, linha branca e eletroeletrônicos, além de alumínio e material de construção.

Hoje a Log-In opera uma frota com oito navios com capacidade total de 16.950 TEUs (contêiner equivalente a 20 pés). No total, a empresa tem plano de investimentos de R$ 1,4 bilhão que começou em 2007 e vai se estender até 2014, dos quais 69% para a construção e compra de navios.



Veículo: Valor Econômico


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