Composto por três grandes shoppings (VestSul, Avenida Fashion e Polo da Moda), um dos maiores polos atacadistas do País, o Município de Maringá, a 430 quilômetros da capital paranaense, aposta agora na fast fashion para atender o alto potencial de consumo das classes C e D. A meta das empresas da região é firmar a cidade como reduto de compras dos lojistas do País, com destaque para as coleções de primavera-verão e de alto-verão. Com isso, aliás, Maringá terá um novo complexo, com aporte médio de R$ 200 milhões e conclusão prevista para o próximo ano. Assim, a expectativa é superar R$ 700 milhões em negócios no ano que vem.
"Com a nova proposta do mercado, o lojista do varejo não necessitará de estoques. Hoje a moda é dinâmica, e a cada dia o consumidor busca novidades. Temos este potencial, em confeccionar e atender a clientela que busca a moda atual. Esta é a realidade do mercado", avalia Cássio Murilo de Almeida, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest) e proprietário da Rezzum de Floraí.
Em busca de novos mercados, a classe empresarial e industrial da cidade investe em estratégias para alavancar as vendas do complexo, que a partir de 2013 passará a contar com o Pérola Park, com mais de 200 novas lojas. "Estamos em negociação com a Gol e a Azul Linhas Aéreas para a redução de custos do traslado aéreo e potencializarmos a vinda dos lojistas do norte e do nordeste, onde a estação de calor é definida, e isso muito nos interessa", completa.
Com investimento superior a R$ 1 milhão, o Maringá Fashion Mix é um evento considerado um dos principais em termos de exposição no circuito nacional. A edição que será encerrada hoje (9), contou com cerca de 5 mil visitantes atentos aos lançamentos da coleção primavera-verão. Para os organizadores, a expectativa é movimentar R$ 140 milhões, somente neste período. "A semana de moda, também chamada de Pronta Entrega Maringá, representa cerca de 50% do faturamento do mês para muitos lojistas do complexo."
Expansão
Inaugurado em 2004, o shopping Avenida Fashion abrigou, recentemente, novas opções de lojas em seu mix de compras, onde a moda feminina atinge cerca de 85% das opções. Alexandre Vivian, diretor-superintendente, diz que a primeira fase de expansão, finalizada em 2010, contou com aporte de R$ 30 milhões. Ele projeta cifra de igual valor para os próximos cinco anos. "Não temos uma data prevista de finalização de obras, mas teremos a abertura de novas lojas, além do investimento na infraestrutura para receber nossos clientes."
Com a inserção de 60 novas lojas ainda neste ano, o Shopping VestSul investe cerca de R$ 10 milhões para melhor atender os clientes. "A ampliação aconteceu para melhor atender à demanda crescente de lojistas que buscam o mix de lojas para efetuar suas compras", explica Octávio Baroni Júnior, gerente do empreendimento. Segundo o executivo, em janeiro próximo serão entregues 250 leitos para hospedagem dos compradores, resultado de um aporte de R$ 5 milhões dos investidores deste centro de compras, que obtém faturamento de R$ 18 milhões ao mês. "A pronta entrega é a bola da vez, pois tem sazonalidade diferenciada. Dinamismo é importante, e temos essa característica que atende aos clientes", conclui Baroni.
Veículo: DCI