Lenovo fica mais perto de tomar liderança da HP

Leia em 2min 40s

A Lenovo está perto de ultrapassar a Hewlett-Packard (HP) como a maior fabricante de computadores pessoais do mundo, depois de um forte aumento em suas vendas trimestrais. A companhia chinesa tem agora 14,9% do mercado mundial de PCs, em comparação com os 15,5% da HP, segundo números divulgados pelo empresa de pesquisa IDC.

Ontem, a Lenovo superou as expectativas ao anunciar um crescimento de 30% no lucro líquido do segundo trimestre, beneficiada pelo contínuo apetite dos consumidores e das empresas da China por PCs. No entanto, até mesmo as vendas chinesas estão dando alguns sinais de esfriamento com a desaceleração da explosão econômica do país. Este foi o menor crescimento do lucro da companhia em um ano e meio.

Yang Yuanqing, executivo-chefe e presidente do conselho de administração da companhia, disse, porém, que não está preocupado com a força do crescimento econômico da China no longo prazo. "A macroeconomia da China vem mostrando alguma incerteza por causa dos controles sobre a bolha imobiliária e das exportações fracas. Mas do ponto de vista do longo prazo ainda estou bastante otimista", disse ele.

No segundo trimestre, lucro líquido da Lenovo aumentou 30%, apoiado nas fortes vendas na China

A Lenovo viu suas vendas crescerem 35%, para US$ 8 bilhões, no trimestre encerrado em junho, enquanto o lucro líquido cresceu 30%, para US$ 141 milhões. O lucro básico por ação do período - equivalente a seu primeiro trimestre fiscal - foi de US$ 1,37.

O crescimento ocorre no momento em que o mercado de PCs como um todo parou de crescer, com os consumidores mais interessados em gastar dinheiro com smartphones e tablets. Números divulgados pela consultoria Gartner no mês passado mostram uma queda de 0,1% nas vendas globais de PCs.

A Lenovo, que fabrica os computadores ThinkPad, está ganhando participação de mercado graças aos preços agressivos e às aquisições fora da China, além das fortes vendas no mercado interno. A companhia comprou a Medion Computer, da Alemanha, no ano passado para melhorar sua posição no mercado europeu.

Entretanto, as margens de lucro acabaram ficando pequenas no setor. A maioria dos fabricantes de computadores tenta entrar no mercado de tablets, mas até agora esses fabricantes vêm tendo dificuldades para competir com o popular iPad, da Apple. Os fabricantes de computador também enfrentam no momento uma nova ameaça da Microsoft, que pretende lançar seu próprio tablet, o Surface, mais para o fim do ano.

Yang diz não estar preocupado com a ameaça da Microsoft. "Não gostamos do fato de a Microsoft vender equipamentos, mas para nós isso representa apenas mais um concorrente. Eles são apenas um de nossos muitos concorrentes. São fortes em software, mas não acreditamos que conseguirão fornecer o melhor equipamento do mundo. A Lenovo pode [fazer isso]", disse ele.

A postura contrasta com os comentários feitos neste mês por JT Wang, executivo-chefe da Acer, que disse que a decisão da Microsoft terá um impacto negativo sobre o ecossistema mundial da computação.

A ação da Lenovo, cujo valor mais que triplicou desde o início de 2009, subiu 6,2%, ontem, para 6,60 dólares de Hong Kong.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Em cenário competitivo, volume encolhe para proteger margem

O atual debate sobre os resultados de empresas abertas de varejo no país tem girado em torno da capacidade de as ...

Veja mais
Fleischmann lança aplicativo na Apple Store

Acompanhando as tendências do mundo virtual, a Fleischmann apresenta aos consumidores o aplicativo "Fleischmann Li...

Veja mais
Anúncio do governo anima as redes atentas a novos nichos

Os investimentos em infraestrutura anunciados pela presidente Dilma Rousseff - que prevê a injeção d...

Veja mais
Estiagem acelera a colheita

Com receio de chuva, produtores agilizam processo que, até 9/8, abrangia 73% da safra.A estiagem observada ao lon...

Veja mais
Promoção “Torça por um futuro melhor com Crystal” sorteia bicicletas dobráveis

  A ação promovida pela Coca-Cola FEMSA Brasil e idealizada pela MIX Brand Experience é reali...

Veja mais
Tetra Pak relança campanha de doação de leite

A partir deste mês, a Tetra Pak relança o projeto "Doe Leite", que tem o objetivo de promover a doaç...

Veja mais
Lojas Americanas tem lucro 13% menor

Balanço do 2º trimestre registra lucro líqüido de R$ 37,7 milhões, inferior ao mesmo per&...

Veja mais
Resultados do comércio são festa com horário para acabar

Os resultados do comércio varejista em junho mostram um resultado muito bom. O setor cresceu 9,5% em volume de ve...

Veja mais
Arroz: Preço tem nova alta no Rio Grande do Sul

A redução na oferta de arroz nas praças de comercialização do Sul do país cont...

Veja mais