Expoagas começa hoje reunindo 340 expositores no Centro de Eventos da Fiergs

Leia em 2min

A Expoagas 2012 - 31ª Convenção Gaúcha de Supermercados, reúne, a partir de hoje, no Centro de Eventos da Fiergs, 340 expositores da cadeia do abastecimento. Os participantes encontrarão novidades, condições especiais de preços e ações promocionais exclusivas para a feira. Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o evento se estende até o dia 23 de agosto.

A exposição contabilizou quase 20 mil pré-inscritos e marca um crescimento de 5,8% em relação à véspera da Expoagas de 2011. Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o ano de 2012 apresenta número recorde de credenciamento. A previsão é de que mais de quatro mil empresas compradoras participem do evento. Com isso, a estimativa inicial de R$ 280 milhões de negócios realizados nos três dias de feira deve ser superada. A circulação financeira deve ser motivada pela competitividade e a busca de diferenciação entre as organizações.

De acordo com estudo realizado pelo Instituto Segmentos Pesquisas, no ano passado, a participação de 92,3% dos expositores teve como objetivo aumentar os negócios, contatar clientes e vender os seus produtos. Na mesma edição, 77,36% das transações foram realizadas por varejistas do Rio Grande do Sul, 13,3% por empresas de outros estados do País e 9,17% por companhias estrangeiras. “O objetivo é dar oportunidades para indústria gaúcha vender para os mercados do Brasil e da América Latina”, afirma Longo.

Os participantes da Expoagas buscam diferenciais de competitividade, produtos inovadores e negociações especiais para o abastecimento dos estoques. Segundo Longo, com frequência os supermercados se tornam um grande centro de compras com diferentes tipos de produtos, e a diversificação das mercadorias se reflete nas prateleiras. A feira deste ano terá exposições dos segmentos de higiene e beleza, pet, automotivo, construção civil e bazar.

A cerimônia de abertura recebe o cineasta e jornalista, Arnaldo Jabor, e serve de palco para reivindicações da entidade. Entre os pedidos, estão a redução do ICMS do suco de uva e a sua integração na cesta básica. Também será solicitada a oportunidade de creditamento do ICM da energia elétrica para fins industriais. A programação de eventos terá ações como como o Agas Mulher, que reúne empreendedoras femininas ligadas ao varejo, e a Agas Jovem, com um debate sobre gestão e empreendedorismo no Teatro do Sesi.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Papai Noel salva as vendas

As vendas no Natal – a data mais importante para o comércio varejista do País, animada por Papai Noe...

Veja mais
Varejo supera as expectativas

Pesquisa realizada pela Fecomércio Minas indica que vendas em julho foram melhores.O desempenho do comérci...

Veja mais
Logística

Agilidade logística, banco de dados, rastreabilidade das operações e visibilidade dos itens que tra...

Veja mais
Brasil já autorizou 53 organismos transgênicos

Os brasileiros já estão usando 53 organismos geneticamente modificados, superando uma polêmica estab...

Veja mais
Expoagas começa amanhã em Porto Alegre

Presidente da Abras, Sussumu Honda , e o superintendente da entidade, Tiaraju Pires participarão da abertura do e...

Veja mais
O varejo muda com os emergentes

Preocupadas em atender um consumidor de classe emergente, numeroso e mais exigente, as redes varejistas investem em novo...

Veja mais
Começa hoje em Natal a 24ª Exponor

Vice-presidente da Abras, Márcio Milan, participará da cerimônia de abertura do evento. Come&cc...

Veja mais
Cargill quer ir além dos óleos e atomatados

Desde março de 2011, quando concluiu a compra da divisão de atomatados da Unilever, a multinacional americ...

Veja mais
Governo não libera compra de camarões da Argentina

O Ministério da Pesca não vai autorizar a importação de camarão da Argentina mesmo co...

Veja mais