Varejo supera as expectativas

Leia em 2min 30s

Pesquisa realizada pela Fecomércio Minas indica que vendas em julho foram melhores.


O desempenho do comércio varejista superou as expectativas em julho. Pesquisa divulgada ontem pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) indica que as vendas no sétimo mês deste exercício foram, para 57,5% dos entrevistados, melhores em julho ante junho. A estimativa de sondagem feita anteriormente indicava que apenas 40% esperavam superar, no mês passado, o resultado obtido no sexto mês do ano, devido ao Dia dos Namorados, terceira data comemorativa do ano mais lucrativa para o varejo.

O faturamento obtido pelo setor em julho deste ano, em relação a idêntico mês do ano passado, aumentou para 49% dos entrevistados. Outra parcela significativa, 38%, afirmou que o lucro obtido foi igual nessa base de comparação e para apenas 13% ele foi inferior.

Segundo o economista da Fecomércio Minas, Gabriel de Andrade Ivo, os dados animadores se justificam pelo fato de que julho é época de férias escolares, e, por isso, mais pessoas recorrem com mais freqüência aos centros de compras, que também são opções de lazer. "Com o aumento do fluxo de pessoas trafegando pelos corredores dos shoppings, as vendas, naturalmente, sofrem um incremento", analisa.

Com as vendas em alta, 78% dos empresários entrevistados afirmaram que concluíram o período com nível de estoques no ponto considerado ideal, ou seja, sem a falta de mercadorias, que poderia comprometer o desempenho do estabelecimento e sem excessos, o que sinaliza que as vendas ficaram aquém do esperado. Apenas 11% responderam ter concluído o mês passado com o nível de estoques acima do projetado.


Estoque - O investimento em estoque de mercadorias, no sétimo mês do ano, manteve o mesmo patamar, 82%, em relação ao mês imediatamente anterior. O número registrado é positivo, uma vez que em julho costumam acontecer as liquidações da coleção outono e inverno. Por isso, o comércio já realiza, tradicionalmente, menos encomendas neste período a fim de preparar os estoques para receber os lançamentos das próximas estações.

Outra boa notícia é que o nível de emprego no comércio, no sétimo mês deste exercício, registrou estabilidade frente a junho. Entre as empresas consultadas, 95% mantiveram o efetivo, 3% abriram novos postos de trabalho e apenas 2% realizaram cortes nas equipes de funcionários. Para o este mês, a expectativa é reduzir ainda mais o número de demissões. Conforme a Fecomércio Minas, 98% dos empresários esperam manter os postos de trabalho até o fim deste mês.

Após registrar bons resultados em julho, o comércio mantém o otimismo em agosto. A maior parte dos empresários consultados, 58%, esperam que as vendas deste mês superem a do mês anterior. Em agosto do ano passado, este número atingia os 45%.

Ivo aponta uma série de fatores que estão favorecendo a atividade neste ano. Entre eles, ele ressalta a redução na taxa de juros, ampliação no prazo de várias linhas de financiamento, além do baixo nível de desemprego e aumento da massa salarial.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Consultoria prevê incremento de até 4,1% para o Natal

As vendas  no comércio varejista devem apresentar alta de 4,1% em relação às do mesmo m...

Veja mais
Dudalina planeja linha feminina casual e inicia internacionalização

A indústria e varejista têxtil Dudalina pretende expandir sua presença no mercado feminino com o lan...

Veja mais
Papai Noel salva as vendas

As vendas no Natal – a data mais importante para o comércio varejista do País, animada por Papai Noe...

Veja mais
Expoagas começa hoje reunindo 340 expositores no Centro de Eventos da Fiergs

A Expoagas 2012 - 31ª Convenção Gaúcha de Supermercados, reúne, a partir de hoje, no Ce...

Veja mais
Logística

Agilidade logística, banco de dados, rastreabilidade das operações e visibilidade dos itens que tra...

Veja mais
Brasil já autorizou 53 organismos transgênicos

Os brasileiros já estão usando 53 organismos geneticamente modificados, superando uma polêmica estab...

Veja mais
Expoagas começa amanhã em Porto Alegre

Presidente da Abras, Sussumu Honda , e o superintendente da entidade, Tiaraju Pires participarão da abertura do e...

Veja mais
O varejo muda com os emergentes

Preocupadas em atender um consumidor de classe emergente, numeroso e mais exigente, as redes varejistas investem em novo...

Veja mais
Começa hoje em Natal a 24ª Exponor

Vice-presidente da Abras, Márcio Milan, participará da cerimônia de abertura do evento. Come&cc...

Veja mais