A indústria e varejista têxtil Dudalina pretende expandir sua presença no mercado feminino com o lançamento de uma linha de roupas casuais previsto para o segundo semestre de 2013. A empresa, que produzia originalmente apenas roupas para homens, entrou há dois anos no segmento mais relevante do setor de moda, com a fabricação de camisas sociais para mulheres. Agora, também quer estar presente nos momentos mais descontraídos da vida delas.
A nova linha deve ser lançada sob a marca Base, hoje apenas masculina, e distribuída no canal multimarca. A companhia conta com 3 mil pontos de venda no Brasil e o segmento feminino já representa 30% de seu faturamento anual.
O lançamento é parte do plano de crescimento agressivo da fabricante, que espera atingir faturamento de R$ 1 bilhão em 2016, tendo obtido receita de R$ 270 milhões no ano passado. Para 2012, projeta faturar R$ 380 milhões. "Esse crescimento será puxado pelo varejo, internacionalização e o próprio canal multimarcas, com nossas marcas sendo cada vez mais cuidadas", diz a presidente, Sônia Hess.
Tendo entrado há dois anos no varejo, com rede própria que leva o nome da empresa, a Dudalina já conta com 50 lojas e planeja inaugurar mais 24 até dezembro. O varejo representará de 20% a 25% da receita em 2012, com previsão de chegar a 50% do faturamento em 2016.
A expansão da rede de lojas consumirá investimento de R$ 15 milhões este ano, e outros R$ 20 milhões serão aplicados no aumento da capacidade. A produção atual das cinco fábricas da companhia é de 3,5 milhões de camisas. Para sustentar o crescimento, a capacidade será ampliada em 20% a 25% ao ano nos próximos anos, segundo seu diretor-comercial, Ilton Tarnovski.
Outra frente de crescimento para a Dudalina será o mercado externo. "Faremos uma primeira experiência em Milão [Itália], depois vamos expandir na Europa e Estados Unidos, mas tudo com muita humildade", diz Sônia. A loja própria em Milão consumirá investimento inicial de 2 milhões de euros, de acordo com Tarnovski.
A presidente da Dudalina, Sônia Hess, recebeu nesta segunda-feira o título de Personalidade de Vendas 2012, prêmio oferecido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), em parceria com o jornal DCI.
Veículo: DCI