Bayer CropScience prevê área menor de algodão em 2012/13

Leia em 2min

Líder em sementes de algodão no país, a Bayer CropScience estima que a área plantada com a pluma poderá cair até 30% nesta safra 2012/13 em razão da queda de seus preços internacionais.

André Kraide Monteiro, diretor operacional da BioScience, divisão de sementes e biotecnologia da companhia, acredita, porém, que o cultivo não deve cair abaixo de 1 milhão de hectares. "Seria economicamente inviável frente à capacidade atual do parque de máquinas", afirma.

Na safra 2011/12, os produtores brasileiros reduziram em 4,4% a área plantada com algodão, para 1,4 milhão de hectares - ainda assim, a segunda maior em 20 anos. Com o aumento dos estoques externos e o arrefecimento da demanda, no entanto, o ajuste deverá ser mais expressivo neste ano.

Mesmo diante do cenário adverso, a Bayer tenta ampliar sua participação de mercado. Para isso, a empresa aposta em sua primeira variedade transgênica resistente ao ataque de lagartas, batizada de WideStrike. A tecnologia, licenciada à Bayer pela Dow AgroScience, foi lançada oficialmente na safra passada, mas em escala ainda pequena.

"Para este ano, projetamos que o porcentual de utilização dessa tecnologia no mercado crescerá de modo significativo", diz Monteiro, sem relevar os números esperados. Neste ano, a Bayer conseguiu a aprovação no Brasil para comercializar duas novas variedades transgênicas, mas os produtos só devem estar disponíveis em escala comercial na temporada 2013/14.

Com elas, a Bayer espera acelerar a adoção da biotecnologia entre os produtores de algodão. De acordo com a consultoria Céleres, os transgênicos estarão presentes em 50% da área plantada com a pluma na próxima safra. Em comparação, soja e milho devem apresentar índices de adoção de 88,1% e 74,9%, respectivamente.

"Se considerarmos que a soja levou uma década para chegar a esses patamares, acho que o ritmo de penetração da tecnologia tem sido rápido no algodão. Em quatro a cinco anos, vamos chegar a 80%", acredita Monteiro.

O executivo disse, ainda, que a empresa não pretende lançar comercialmente a soja com a tecnologia LibertyLink (resistente aos herbicidas à base de glufosinato), liberada no Brasil desde fevereiro de 2010. Segundo ele, a tecnologia, isolada, "não oferece a melhor solução técnica para as condições de produção do Brasil".

O executivo acredita que a tecnologia deverá deslanchar quando puder ser combinada com outros genes, como o Roundup Ready, da Monsanto. "Acreditamos que, em, alguns anos, essas combinações serão comuns. Mas, por enquanto, não existe nada nesse sentido."



Veículo: Valor Econômico



Veja também

Mercado Livre põe na rua projeto para atrair varejistas

O Mercado Livre, que cresceu nos últimos anos como uma plataforma na internet para pessoas físicas ou micr...

Veja mais
Pecuária e frutas padecem com a seca no norte de MG

Mais de 100 municípios na região norte do Estado de Minas Gerais estão em estado de emergênci...

Veja mais
Europeus, quem diria, estão consumindo menos café

Os problemas econômicos crescentes chegaram à alma do sul da Europa: o café da esquina.Em toda a reg...

Veja mais
LG inicia produção de novo visor

Tela mais fina pode ser a novidade para os aparelhos iPhone, da Apple A fabricante de telas planas LG Display come&c...

Veja mais
Rescisão de contrato terá novo modelo

TRCT será obrigatório em pedidos de seguro-desemprego e de liberação do FGTS em caso de demi...

Veja mais
Cotação do açúcar tem queda de quase 6%

Valores ameaçaram romper o suporte psicológico na Bolsa de Nova York, aponta analista.Os preços int...

Veja mais
Prejuízo na produção de limão

Aumento da oferta fez preço ficar abaixo do custo nos sete primeiros meses do ano.O aumento da oferta de produtos...

Veja mais
Elite não sabe vender à classe média

A classe média deverá gastar com moda, neste ano, R$ 55,7 bilhões, mas a elite não sabe vend...

Veja mais
Novidades mantêm em alta mercado de flores no País

Com melhorias genéticas e novas variedades colocadas à venda, setor conseguiu dobrar de tamanho no Brasil ...

Veja mais