O Brasil é o maior produtor e exportador de café mundo. A estimativa de produção da Conab para a safra 2012 indica que o país deverá colher 50,45 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. No cenário, Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, com uma safra de 26,6 milhões de sacas em 2012, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Com o objetivo de ajudar a ampliar a produção e melhorar a qualidade dos produtos do Estado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), desenvolve diversos programas de pesquisas em café, entre os quais, destacam-se o melhoramento genético de Coffea arabica e Coffea canephora.
Também são realizadas pesquisas cafeeiras sobre manejo e tratos culturais, manejo integrado de pragas e doenças, colheitas e pós-colheita de café, socioeconomia, cafeicultura orgânica, banco de germoplasma de café, dentre outras. A Epamig também possui fazendas experimentais exclusivas para pesquisa e transferência de tecnologia do café.
Incluindo a Empamig, ao todo, o Brasil possui seis Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), criadas com o objetivo de atender às demandas específicas de cada Estado. Segundo a Embrapa, as Oepas atuam em 26 projetos de pesquisa voltadas para o café e em 113 planos de ação, em parcerias que geram a transferência de conhecimentos e tecnologias para o produtor.
Veículo: Diário do Comércio - MG