Movimento no setor cresce 2% no mês

Leia em 1min 10s

O Indicador de Atividade do Comércio, da Serasa Experian, mostra que o movimento de consumidores  nas lojas de todo o País cresceu 2% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. Em relação a agosto de 2011, o aumento foi de 13,4%, maior alta nesta base de comparação desde março de 2010. No ano, a atividade do varejo acumula avanço de 8,8% sobre o período de janeiro a agosto do ano passado.

Na avaliação da empresa, a expectativa do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - prorrogada por 60 dias - "promoveu uma corrida dos consumidores" às concessionárias. O movimento nas lojas de veículos, motos e peças cresceu 11% em relação a julho e 16% sobre agosto de 2011

O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas também exibiu bom desempenho, com alta de 2,5% ante julho. Na comparação mensal, o segmento de combustíveis e lubrificantes cresceu 1,6%; tecidos, vestuário, calçados e acessórios, 1%; material de construção, 0,9%; e móveis, eletroeletrônicos e informática, 0,8%. O indicador leva em conta o volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa.

Por meio de nota, a Serasa Experian avalia que a alta da atividade do varejo em agosto foi generalizada, já que todos os seis segmentos analisados registraram aumento de movimentação de consumidores na comparação com julho. O resultado reforça os prognósticos de um segundo semestre com dinamismo.



Veículo: DCI


Veja também

Bombril amplia mix e reforça patrocínio na TV

Passados seis anos desde que a família Sampaio Ferreira reassumiu a Bombril, a fabricante de produtos de limpeza ...

Veja mais
Fretes aumentam com nova lei

Passados mais de quatro meses desde que foi sancionada e após uma paralisação da categoria ao fim d...

Veja mais
Calçados e vestuário reagem com desoneração

Como resultado da maturação de medidas do governo, principalmente a desoneração da folha sal...

Veja mais
Classe média expande consumo de beleza

O mercado de produtos de beleza deve seguir em franca expansão nos próximos anos no Brasil, fortalecido pe...

Veja mais
Pacífico pode se tornar saída para a indústria

A entidade que representa a indústria chilena e que equivale à brasileira Confederação Nacio...

Veja mais
Área comercial é que mais abre vagas para executivos

A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira que pertence Manpow...

Veja mais
Um shopping para o pequeno varejo

O Mais Shopping, instalado na região do Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, começa a mostrar os frutos do se...

Veja mais
Da música ao aroma, tudo ajuda a vender

Reproduzir claramente o conceito de uma empresa é ponto fundamental para a fidelização de clientes ...

Veja mais
O reforço da Electrolux

A Electrolux vai lançar 80 novos produtos neste ano, 50% a mais do que em 2011. "Queremos estar mais presentes no...

Veja mais