Continente Park Shopping adere a tendência dos estabelecimentos que apostam em serviços que utilizam alta tecnologia para facilitar a vida do consumidor
Mais do que redutos de lazer e de consumo, os shopping centers têm evoluído, nos últimos anos, para espaços de convivência que refletem tendências do varejo e da sociedade.
Neste contexto, Santa Catarina entra com o Continente Park, o maior shopping em área construída do Estado, que será inaugurado em outubro, no segmento de shoppings que utilizam a alta tecnologia para se diferenciar no mercado.
Uma tendência em crescimento nas principais cidades do mundo e que começa a ganhar mais adeptos no Brasil, país que já conta com 441 shoppings e que terá o acréscimo de outros 19 até o final do ano.
O Continente Park Shopping, que será inaugurado no mês de outubro, em São José, além de estrear como o maior estabelecimento do setor em Santa Catarina, surge como um dos mais modernos do país.
A exemplo de shoppings internacionais do grupo, como o Westfield London, o Stratford City e o Century City, o Continente Park terá um conjunto de inovações tecnológicas para facilitar a vida do cliente.
Uma delas é o sistema inteligente de estacionamento (veja detalhes na arte). Desde a chegada, na cancela, e em todo o percurso entre as vagas, painéis eletrônicos vão indicar quantos são e onde estão os lugares disponíveis para estacionar.
Além do estacionamento inteligente, o shopping terá soluções tecnológicas para os seus corredores. Todo o espaço, até mesmo a garagem, contará com conexão de internet wi-fi.
O gerente do shopping, Julio Cesar Geesdorf, afirma que uma semana depois da inauguração do Continente, os outros quatro estabelecimentos do grupo em SC vão ganhar o aplicativo. As outras tecnologias também serão aplicadas nos outros shoppings nos próximos meses.
Serviços são diferenciais
Para Eduardo Terra, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Varejo (Ibevar), estas inovações são uma tendência para os shoppings no Brasil e no mundo. Nos próximos anos, segundo ele, os estabelecimentos vão correr atrás destas tecnologias, que além de serem um diferencial para os consumidores, podem criar soluções produtivas para estes locais.
— O mecanismo que ajuda os clientes a encontrarem as vagas no estacionamento é uma solução prática, que retém as pessoas no shopping, além de ajudar na rotatividade — diz.
Terra conta que, em São Paulo, a maioria dos estacionamentos dos shoppings funciona com tags. Uma etiqueta radiotransmissora é colada no para-brisa do carro e, na cancela, identifica o valor a pagar. Depois, a conta vai para a casa do cliente.
Na avaliação de Terra, estes avanços são um diferencial para o estabelecimento porque neutralizam dificuldades de clientes, mas eles não são capazes de movimentar um grande público.
Inovações no Continente
Sistema inteligente de vagas: desde a chegada ao estacionamento, na cancela, e em todo o percurso entre as vagas, painéis eletrônicos indicam quantos são e onde estão os lugares disponíveis. Por exemplo, o motorista que parar diante de uma bifurcação, terá a informação de quantas vagas estão livres para a direita e para a esquerda. O sistema serve também às vagas para idosos e deficientes físicos.
Localização digital do carro: todos os clientes podem baixar gratuitamente um aplicativo que, entre outras coisas, consegue gravar a localização do carro no smartphone ou tablet. Todas as colunas do estacionamento vão ter um QR Code. É só encostar o aparelho no código que o local ficará gravado: o seu carro está no setor azul, na coluna 3, por exemplo. O estacionamento tem três setores, identificados por cores.
Pagamento sem filas: não será preciso ir até um balcão de atendimento para pagar pela vaga. O cliente poderá descontar o cartão de estacionamento em um dos cinco totens que vão estar espalhados pelo shopping. Dá para pagar com cartão de crédito ou débito. Além dos totens, o shopping também terá balcões de atendimento, como normalmente funcionam, na frente das portas de vidro do estacionamento.
Outras novidades:
— Aplicativo do shopping: gratuito, poderá ser baixado do site do shopping e dará acesso a todos os eventos e informações do Continente. Ficam disponíveis todos os telefones e e-mails, caso o cliente precise entrar em contato na hora com alguma loja ou pedir outro serviço. Por exemplo, se você perder algum documento, dá para acessar o Achados e Perdidos e conversar com o atendente. Também é possível ver a programação do cinema e, através do ingressos.com, que estará ligado ao serviço, comprar o ingresso. Além de poder ver o trailer e ler a sinopse de cada filme. O aplicativo disponibiliza, ainda, um mapa do Google para mostrar o caminho ao shopping.
— Internet wi-fi: todo o Continente Park Shopping, desde a porta de entrada até as garagens dos estacionamentos, terá sinal de internet wi-fi.
— Espaço Kids: em dois espaços do shopping, monitores vão brincar e cuidar das crianças enquanto os pais fazem compras.
— Espaço Família: todos os cuidados com o filho vão estar disponíveis no espaço família, entre eles, fraldário e enfermaria.
Veículo: Diário Catarinense