Santa Catarina ganha o seu primeiro shopping high-tech em outubro

Leia em 4min 10s

Continente Park Shopping adere a tendência dos estabelecimentos que apostam em serviços que utilizam alta tecnologia para facilitar a vida do consumidor



Mais do que redutos de lazer e de consumo, os shopping centers têm evoluído, nos últimos anos, para espaços de convivência que refletem tendências do varejo e da sociedade.

Neste contexto, Santa Catarina entra com o Continente Park, o maior shopping em área construída do Estado, que será inaugurado em outubro, no segmento de shoppings que utilizam a alta tecnologia para se diferenciar no mercado.

Uma tendência em crescimento nas principais cidades do mundo e que começa a ganhar mais adeptos no Brasil, país que já conta com 441 shoppings e que terá o acréscimo de outros 19 até o final do ano.

O Continente Park Shopping, que será inaugurado no mês de outubro, em São José, além de estrear como o maior estabelecimento do setor em Santa Catarina, surge como um dos mais modernos do país.

A exemplo de shoppings internacionais do grupo, como o Westfield London, o Stratford City e o Century City, o Continente Park terá um conjunto de inovações tecnológicas para facilitar a vida do cliente.

Uma delas é o sistema inteligente de estacionamento (veja detalhes na arte). Desde a chegada, na cancela, e em todo o percurso entre as vagas, painéis eletrônicos vão indicar quantos são e onde estão os lugares disponíveis para estacionar.

Além do estacionamento inteligente, o shopping terá soluções tecnológicas para os seus corredores. Todo o espaço, até mesmo a garagem, contará com conexão de internet wi-fi.

O gerente do shopping, Julio Cesar Geesdorf, afirma que uma semana depois da inauguração do Continente, os outros quatro estabelecimentos do grupo em SC vão ganhar o aplicativo. As outras tecnologias também serão aplicadas nos outros shoppings nos próximos meses.  

Serviços são diferenciais

Para Eduardo Terra, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Varejo (Ibevar), estas inovações são uma tendência para os shoppings no Brasil e no mundo. Nos próximos anos, segundo ele, os estabelecimentos vão correr atrás destas tecnologias, que além de serem um diferencial para os consumidores, podem criar soluções produtivas para estes locais.

— O mecanismo que ajuda os clientes a encontrarem as vagas no estacionamento é uma solução prática, que retém as pessoas no shopping, além de ajudar na rotatividade — diz.

Terra conta que, em São Paulo, a maioria dos estacionamentos dos shoppings funciona com tags. Uma etiqueta radiotransmissora é colada no para-brisa do carro e, na cancela, identifica o valor a pagar. Depois, a conta vai para a casa do cliente.

Na avaliação de Terra, estes avanços são um diferencial para o estabelecimento porque neutralizam dificuldades de clientes, mas eles não são capazes de movimentar um grande público.

 

Inovações no Continente

Sistema inteligente de vagas: desde a chegada ao estacionamento, na cancela, e em todo o percurso entre as vagas, painéis eletrônicos indicam quantos são e onde estão os lugares disponíveis. Por exemplo, o motorista que parar diante de uma bifurcação, terá a informação de quantas vagas estão livres para a direita e para a esquerda. O sistema serve também às vagas para idosos e deficientes físicos.

Localização digital do carro: todos os clientes podem baixar gratuitamente um aplicativo que, entre outras coisas, consegue gravar a localização do carro no smartphone ou tablet. Todas as colunas do estacionamento vão ter um QR Code. É só encostar o aparelho no código que o local ficará gravado: o seu carro está no setor azul, na coluna 3, por exemplo. O estacionamento tem três setores, identificados por cores.

Pagamento sem filas: não será preciso ir até um balcão de atendimento para pagar pela vaga. O cliente poderá descontar o cartão de estacionamento em um dos cinco totens que vão estar espalhados pelo shopping. Dá para pagar com cartão de crédito ou débito. Além dos totens, o shopping também terá balcões de atendimento, como normalmente funcionam, na frente das portas de vidro do estacionamento.

 

Outras novidades:

— Aplicativo do shopping: gratuito, poderá ser baixado do site do shopping e dará acesso a todos os eventos e informações do Continente. Ficam disponíveis todos os telefones e e-mails, caso o cliente precise entrar em contato na hora com alguma loja ou pedir outro serviço. Por exemplo, se você perder algum documento, dá para acessar o Achados e Perdidos e conversar com o atendente. Também é possível ver a programação do cinema e, através do ingressos.com, que estará ligado ao serviço, comprar o ingresso. Além de poder ver o trailer e ler a sinopse de cada filme. O aplicativo disponibiliza, ainda, um mapa do Google para mostrar o caminho ao shopping.

— Internet wi-fi: todo o Continente Park Shopping, desde a porta de entrada até as garagens dos estacionamentos, terá sinal de internet wi-fi.

— Espaço Kids: em dois espaços do shopping, monitores vão brincar e cuidar das crianças enquanto os pais fazem compras.

— Espaço Família: todos os cuidados com o filho vão estar disponíveis no espaço família, entre eles, fraldário e enfermaria.



Veículo: Diário Catarinense


Veja também

Expoagas 2013 focará o apoio ao supermercadista

Agas espera superar o recorde de R$ 304,2 milhões negociados neste ano Os bons resultados apurados na Expoagas 2...

Veja mais
Gasolina e cestas básicas serão vendidas sem imposto neste sábado, em Blumenau

Os consumidores de Blumenau poderão comprar gasolina e cestas básicas mais baratas sábado. Ser&aacu...

Veja mais
O trigo está bonito na região de Cachoeira do Sul

Primeiro a seca, que atrasou o plantio do trigo; depois, o excesso de chuvas, que encharcou o solo na hora do plantio; m...

Veja mais
Lojas apostam nos sentidos e criam experiência de compra

Com o objetivo de diminuir a percepção do tempo real, fazer o cliente passar um período maior na lo...

Veja mais
Reckitt passa o Brasil a limpo

Há dois anos no País, o executivo Frederic Morlie está mudando a subsidiária brasileira da e...

Veja mais
P&G precisa voltar a inovar e cobrar mais por isso

Durante a maior parte de sua história, a Procter & Gamble não apenas lançou produtos, como crio...

Veja mais
Danone lança iogurte em garrafa PET

Ao lado do frango, o iogurte é considerado símbolo do aumento do poder de compra da populaçã...

Veja mais
Preço em ferrovia cai mais de 50%

O governo federal publicou ontem, no Diário Oficial da União, o novo teto de tarifas a serem cobradas pela...

Veja mais
Cai sobretaxa a peças e partes de calçado chinês

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou ontem resolução anulando a sobretaxa de 182% s...

Veja mais