Expoagas 2013 focará o apoio ao supermercadista

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Agas espera superar o recorde de R$ 304,2 milhões negociados neste ano



Os bons resultados apurados na Expoagas 2012 estão levando à elaboração de novas atividades e boas perspectivas para a edição do ano que vem. Lançada na noite de ontem, a Expoagas 2013 promete dar mais subsídios para que os varejistas toquem seus negócios, principalmente os pequenos e médios. Através de novos seminários e workshops, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) quer mais do que bater o recorde de R$ 304,2 milhões negociados na edição deste ano do evento, mas ser um grande fornecedor de conhecimento para empreendedores do ramo. As apostas são altas: na noite de lançamento, 87% dos estandes da feira foram comercializados.

“O que nós vamos buscar é qualificação através da Tecnologia da Informação, proporcionando aos pequenos a ampliação do conhecimento técnico de hardware e software, por meio do projeto Infoagas”, adianta o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. O dirigente afirma que a Expoagas 2013, que ocorre entre 20 e 22 de agosto do próximo ano, também será palco de um fórum internacional focado na crise externa, com debates sobre os desdobramentos da crise europeia e dificuldades de retomada nos Estados Unidos. O intuito é saber como empresários do setor de supermercados contornaram os problemas impostos pela turbulência financeira dos mercados onde estão inseridos. Para isso, serão convidados empreendedores estrangeiros do setor para relatar a experiência de atuar frente à instabilidade externa.

A agricultura familiar é outro tema que deve permear a Expoagas 2013. De acordo com Longo, estão em andamento tratativas com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para elaborar ações que fomentem o relacionamento entre produtores familiares e pequenos e médios varejistas. A ideia é formar uma cadeia de abastecimento que beneficie as duas cadeias, em geral formadas por trabalhadores mais vulneráveis em relação aos agricultores e fornecedores de maior porte.

Longo explica que a concepção de novas atrações está ligada com as possibilidades de crescimento da feira. Isso porque já não há espaço para aumentar o volume de estandes presentes no evento, realizado na Fiergs, em Porto Alegre. Com isso, a saída encontrada foi incrementar o portfólio de atividades para que o evento continue em desenvolvimento.

Neste ano, foram registrados 340 expositores na Expoagas, 75% deles oriundos do Rio Grande do Sul. Para o ano que vem, o volume deve se manter semelhante, mas a parcela de empresas gaúchas pode crescer, pelo menos se depender da vontade do presidente da Agas. “Queremos trabalhar para que esse número aumente e já estamos nos posicionando para isso”, assinala.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


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