Alimentos mantêm inflação em alta na cidade de São Paulo

Leia em 1min

O Índice de Preços ao Consumidor  (IPC), medido pela  Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na cidade de São Paulo, teve alta de 0,41% na terceira prévia de setembro, taxa 0,06 ponto percentual acima da variação anterior (0,35%).

Dos sete grupos pesquisados, o que mais influenciou no aumento foi o de alimentos,  l,63% mais caros, em média. Na apuração passada, porém, a taxa tinha subido com maior intensidade (l,71%).

Entre as maiores elevações estão as proteínas animais, com destaque para o frango, com aumento de  10,55%, as carnes bovinas (3,61%), carnes suínas (6,88%) e o pescado (0,78%).

A segunda maior pressão inflacionária foi constatada no grupo saúde (0,51%), mas houve decréscimo em relação à segundas prévia (0,58%). Em transportes, ocorreu reversão, com a taxa passando de -0,02% para uma alta de 0,06%. No grupo habitação, foi verificada redução de 0,06% ante um recuo de -0,22%. Além disso, em despesas pessoais, o movimento é de recuperação. A  taxa ficou em -0,04% ante -0,10%.

Em vestuário, o IPC subiu de 0,03% para 0,06% e em educação, de 0,12% para 0,11%.



Veículo: DCI


Veja também

Halloween vira novo tema da Fini

Para anunciar a chegada do período de festas de Halloween, no mês de outubro, empresas como a marca de bala...

Veja mais
Produção de trigo em Minas tem alta de 33%

A produção de trigo em Minas Gerais ficou 33,3% maior na safra 2011/12. A alta lucratividade e a demanda a...

Veja mais
É preciso pagar mais para ter uma comida sustentável

CHEF E AUTORA DOS EUA, QUE VIRÁ A SÃO PAULO EM NOVEMBRO, DEFENDE CONSUMO LOCAL E MELHOR REMUNERAÇ&A...

Veja mais
Ele construiu um império com chocolate

À primeira vista, a Chocolândia pode parecer um supermercado comum: tem mercearia, artigos para higiene pes...

Veja mais
Mercadinhos têm crédito para reforma e equipamentos

Medida beneficiará pequenos negócios do projeto Varejo Competitivo, do Sebrae e Abad com o apoio do Banco ...

Veja mais
Flora muda a marca Minuano e planeja faturar R$ 1,2 bilhão

Com vendas anuais de R$ 600 milhões, a marca Minuano responde por 50% do faturamento da Flora, fabricante de prod...

Veja mais
Mercado de lava-louças deve dobrar no País, diz Whirlpool

Dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, a Whirlpool dobrou sua produção de lava-louças no Br...

Veja mais
País perde US$ 5 bi por falha na logística

O Brasil perde US$ 5 bilhões por ano devido à baixa eficiência logística, principalmente no t...

Veja mais
Kellogg tem nova estratégia para crescer na China

A Kellogg espera transformar, finalmente, os cereais em um item importante do café da manhã na China. A fa...

Veja mais