Último trimestre de 2008 deve atingir 78,5 mil toneladas comercializadas, 5% acima do mesmo período do ano passado.
A redução da taxa de desemprego, a melhoria na distribuição de renda, as inovações da indústria brasileira e a ampla oferta de novidades como chocolates com alto teor de cacau, chocolates sem lactose, chocolates light ou diet, chocolates finos, o crescimento das chamadas butiques de chocolates são fatores que têm propiciado o crescimento do mercado de chocolates nos últimos anos, tanto que hoje o Brasil é o quarto maior produtor mundial.
Até o final deste ano as vendas de produtos de chocolate de consumo continuado (barras, bombons, tabletes) e produtos sazonais (Páscoa e figuras) devem atingir as 300 mil toneladas, o que representará um crescimento de 2,7% em relação às 292 mil toneladas comercializadas em 2007. "Essa estimativa relativa ao mercado interno demonstra um excelente desempenho da linha de chocolates em 2008, como já o foi em 2007 em relação a 2006. Esse crescimento foi observado principalmente nas linhas de bombons e produtos sazonais (Páscoa)", explica o presidente da Associação Brasileira das Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Getulio Ursulino Netto.
A Abicab estima que as vendas de chocolate no último trimestre de 2008 cheguem a 78,5 mil toneladas, 5% acima do mesmo período do ano passado, quando os últimos três meses do ano tiveram uma venda de 74,7 mil toneladas, 10,6% a mais que em 2006, quando o volume foi de 69,5 mil toneladas. Isso porque nem mesmo clima tropical brasileiro impede um considerável aumento da procura por chocolates, como uma opção de presente no final do ano. O crescimento das vendas nesta época vem ocorrendo de forma consistente nos últimos anos e a data já é vista por alguns fabricantes como "uma segunda Páscoa".
A estimativa é que em dezembro as vendas de produtos de chocolate de uso continuado (barras, bombons e tabletes) cheguem a 26,1 mil toneladas, o que representa um crescimento de cerca de 10% em comparação à média dos demais meses do ano e 5% acima de dezembro de 2007. A média mensal de 2008 estimada até agora pela Abicab (fora a Páscoa, que é um momento atípico) foi de 23,8 mil toneladas, cerca de 4,8% maior que a do ano passado. Em 2007, a média mensal foi de 22,7 mil toneladas, 15,8% acima de 2006, quando a média mensal foi 19,6 mil toneladas.
Veículo: Diário do Comércio - MG