As exportações do setor de balas, confeitos, gomas de mascar e chocolate vão ganhar um reforço nos próximos dois anos. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) vão investir R$ 6,4 milhões em ações de promoção até 2010. O convênio acaba de ser assinado e prevê ampliar as exportações para mercados da Ásia Ocidental, do Leste Europeu e do Oriente Médio.
O Projeto irá beneficiar 26 empresas de grande, médio e pequeno porte que, juntas, representam 43% (17 mil) do total de empregos diretos do setor. Seis estados serão contemplados - São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Para este biênio, um dos principais objetivos é aumentar o valor das exportações das empresas participantes do Projeto em 10%. Hoje elas representam 37% (US$ 111 milhões) do total exportado pelo setor. De acordo com a Abicab, as exportações em 2007 chegaram a US$ 300 milhões, com a venda de 158 mil toneladas. Os 10 maiores compradores são Estados Unidos, Argentina, Paraguai, África do Sul, Canadá, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Angola e Chile.
O setor recebe apoio da Apex-Brasil desde a criação da Agência, em 1998, e exporta para cerca de 150 países. Este Projeto deve priorizar alguns mercados, onde foram identificadas oportunidades de negócios, tais como: China, Cingapura, Índia, Indonésia, Argélia, Oriente Médio, União Européia, Argentina, México e Estados Unidos. Estão previstas várias ações de promoção comercial, como a participação em feiras internacionais como ISM e Anuga, na Alemanha, e a Sweet Brazil, no Brasil, bem como missões prospectivas e comerciais a Dubai e Cingapura.
Veículo: Diário do Comércio - MG