Curitiba foi a primeira capital a receber unidade da Hering Kids, que é voltada para moda infantil
Seguindo os passos da marca principal, a Hering Kids também aderiu ao plano de expansão via um projeto de franchising. A primeira loja foi inaugurada, em setembro, em Curitiba. Segundo o gerente de franquias da Companhia Hering, Adriano Batistela, das 460 unidades da Hering Store no Brasil, apenas 20 são próprias. "Esse já é um modelo consagrado dentro da companhia. Ele nos permite chegar aos pontos mais remotos com mais velocidade e qualidade. a velha história de que o franqueado é um sócio na ponta do negócio com conhecimento e informações locais muito mais precisas do que as nossas", explica Batistela.
Não é exigida experiência do franqueado, apesar da companhia considerar esse ponto um diferencial. Afinidade com o setor de moda e confecção, capacidade de investimento e residência fixa na praça escolhida são pré-requisitos obrigatórios. "Não estamos procurando por investidores, mas sim por pessoas que tenham na unidade seu projeto de vida", afirma o gerente.
Já as cidades não são avaliadas apenas pela população, mas também por suas características econômicas que resultam em capacidade de consumo. "Pesquisamos cidades e regiões. Muitas vezes uma cidade é pequena mas funciona como um centro de microrregião e o seu entorno ajuda a formar o perfil desejado".
Minas Gerais é foco de interesse da Hering Kids. Inspirado no sucesso da Hering Store, que tem no Estado seu segundo mercado, empatado com o Rio de Janeiro, Batistela afirma já existir mineiros interessados. A fragmentação do Estado que criou ilhas de consumo é apontada como fator potencializador dos negócios em Minas.
No total, a expectativa é chegar ao fim do ano com 20 lojas comercializadas em shoppings das principais capitais e grandes cidades do país. Para os próximos anos, o gerente prevê um crescimento exponencial, mais uma vez espelhado na marca original. "Formatamos um modelo que pode conviver com a Hering Store dentro do mesmo centro de compras. Um só franqueado pode administrar as duas unidades. Não é um modelo de co-branding, o franqueado terá duas unidades diferentes, em negócios independentes. A vantagem é que incrementaríamos uma relação que já deu certo, diminuindo custos e riscos para os dois lados", completa.
Veículo: Diário do Comércio - MG