Unilever planeja ampliar presença em restaurantes

Leia em 3min 30s

A Unilever pretende ampliar participação no atendimento aos restaurantes brasileiros nos próximos anos. De acordo com estimativas de Rodrigo Vassimon, vice-presidente da Unilever Food Solutions, divisão da multinacional responsável pela venda de alimentos para estabelecimentos comerciais, existem 350 mil restaurantes no Brasil. Hoje, a empresa estaria presente em 10% do total e a meta é alcançar 20% nos próximos dois anos. Uma das armas para cumprir o objetivo será ampliar o portfólio de produtos que economizem tempo de preparo, como o purê de batatas em pó lançado este ano.

 

A estratégia da empresa está diretamente ligada ao bom desempenho do setor. Enquanto o faturamento da indústria alimentícia deve crescer cerca de 2% este ano, segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia), as vendas para restaurantes, bares e hotéis deve ter alta de 14% em 2008, chegando a R$ 57 bilhões, segundo dados da ECD Consultoria, especializada em alimentação fora do lar.

 

Segundo Vassimon, a unidade de food service da Unilever também tem crescido em índices de dois dígitos nos últimos anos. Para 2008, a expectativa é crescer até 20%. A divisão é responsável por 10% das vendas de alimentos da multinacional no Brasil, número considerado baixo dentro da companhia. Segundo o executivo, em alguns países como a Suíça, por exemplo, esse índice chega a 50% das vendas.

 

Para conquistar mais espaço no mercado, a fabricante prepara dois lançamentos em segmentos nos quais ainda não atua. "Queremos conquistar mercado com produtos que as empresas só podem fazer de forma artesanal."

 

Vassimon contou também que os lançamentos desse tipo de produto ganham destaque na divisão a cada ano. Representaram pouco menos de 30% das vendas totais de 2007, devem chegar a 30% este ano e a expectativa é que alcancem 35% das vendas em 2009. "Esperamos uma contribuição cada vez maior desses produtos", afirmou.

 

Apesar de ter aprovado os investimentos previstos para 2009, a Unilever deve fazer uma avaliação da conjuntura e uma nova análise de todos os aportes no início do próximo ano, segundo Vassimon.

 

Incertezas

 

"Nós ainda estamos em fase de avaliação da crise. Hoje existe um grau de incerteza muito grande", afirmou o executivo.

 

Para Enzo Donna, analista da ECD Consultoria, esse mercado tem tradicionalmente crescido três vezes mais que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos. Segundo Donna, uma desaceleração é esperada no próximo ano. "Se o País crescer entre 2,5% e 3%, o crescimento do food service deve ficar entre 7% e 9%", afirmou.

 

Esse cenário, cercado de incertezas, deve fazer com que a Unilever avalie com mais prudência os projetos e investimentos previstos para 2009. "Alguns investimentos já começaram a sair do papel, mas vamos monitorar o desempenho do mercado no começo do ano. vamos analisar com cautela", disse Vassimon.

 

Este ano, a multinacional reajustou preços dos produtos que já faziam parte do portfólio de acordo com a inflação. No entanto, a empresa aproveitou para repassar a alta dos custos nos lançamentos. Para 2009, a alta do dólar deve ser compensada pela queda dos preços das commodities, acredita Vassimon. Os preços devem ser reajustados de acordo com a inflação no próximo ano, que pode ser impactada pela alta do dólar, explicou o executivo da Unilever.

 

Além disso, a desvalorização do real pode ajudar a divisão de food service da Unilever a exportar mais para os países da América do Sul. Atualmente os embarques representam cerca de 3% das vendas. Entre os compradores estão a Argentina, Chile e os países do Norte da América do Sul.

 

As duas principais áreas da divisão de food service da Unilever são "dressing", o que inclui molho para saladas, mostardas, ketchups, etc - responsáveis por 30% das vendas -, e "flavouring", que inclui caldos e temperos, responsáveis por 40% das vendas.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Consumidor buscará opções mais baratas

As vendas da indústria para os serviços de alimentação devem encerrar 2008 em alta, mas j&aa...

Veja mais
Callebaut quer produzir chocolate no País

A suíça Barry Callebaut AG, maior fabricante mundial de chocolate para fins industriais, pretende come&cce...

Veja mais
Produto ecológico já responde por 20% das vendas da Formax

A Formax Quimiplan Componentes para Calçados, fabricante de contrafortes e couraças para o setor cal&ccedi...

Veja mais
Venda de produtos químicos cresce 19%

A indústria química brasileira cresceu 19% em 2008, atingindo um faturamento líquido de US$ 123,2 b...

Veja mais
Sem demanda, milho em MT acumula estoques recordes

A quantidade de milho estocada nos silos de Mato Grosso já é a maior da história do Estado - respon...

Veja mais
Melitta nas gôndolas

A Melitta, multinacional alemã que completa 40 anos no Brasil em 2008, chegou aos principais pontos-de-venda de B...

Veja mais
Vendas da Suggar foram as melhores dos seus 30 anos

Desempenho 34% superior ao de novembro de 2007.   A Suggar Eletrodomésticos, com sede em Belo Horizonte, ...

Veja mais
AOC lança televisor

A AOC Brasil, maior fabricante mundial de monitores para computador e quinto maior produtor global de TVs LCDs, lan&cced...

Veja mais
Setor ganha reforço na promoção de exportações

As exportações do setor de balas, confeitos, gomas de mascar e chocolate vão ganhar um reforç...

Veja mais