Catupiry visa investir no mercado externo

Leia em 4min 10s

Exportações correspondem, hoje, a 2% do faturamento da empresa; meta é alcançar os 10%.


Com o processo de internacionalização da marca intensificado neste ano, a empresa centenária Laticínios Catupiry Ltda destacou a importância na participação do 16º Americas Food & Beverage Show, no Miami Convention Center, realizado na cidade de Miami, nos Estados Unidos, para o setor de food service, entre os dias 24 e 25 de setembro. As exportações somam um total de 2% do faturamento da empresa, que atualmente comercializa com o país norte-americano e o Japão. Com meta mínima de alcançar os 10%, a Laticínios Catupiry está com planos de exportação em andamento para Austrália, Chile e Paraguai. Em crescimento, a empresa ainda traz novidades como o lançamento de novas latas em homenagem às regiões brasileiras.

"A feira, que contou a participação brasileira, foi direcionada para empresários do setor de restaurantes e bares, e conseguimos fazer contatos importantes com representantes da área de culinária. Não fechamos negócios durante o evento, mas fizemos a conexão com o cliente. No que se refere aos Estados Unidos, não é tão fácil conseguir uma boa aceitação. Eles não têm um produto como o nosso requeijão, mas têm um similar, o cream cheese, ou seja, é uma questão de paladar, inerente à cultura dos norte-americanos. Quando oferecemos o produto sobre uma pizza, todos amaram a combinação, foi um sucesso; contudo, ao degustarem o requeijão puro, alguns não o acharam tão saboroso", revela o superintendente de Marketing e Comercial da Catupiry, Alexandre Delmanto. Atualmente a marca está presente no mercado profissional em food service e em supermercados americanos e latinos.

A participação no evento ocorrido em Miami segue a estratégia de expansão mundial da empresa que é criadora da marca de requeijão Catupiry - sinônimo atualmente de categoria. O evento recebeu, em média, sete mil profissionais.

"Nós estamos fazendo um projeto de internacionalização da marca há uns três anos. Hoje, exportamos para EUA e Japão e, neste ano, intensificamos esse processo em vista das oportunidades, da visibilidade do Brasil no contexto internacional. O país tem tido importante reconhecimento internacional devido à economia, à Copa do Mundo. Todos querem nos conhecer, o Brasil ‘está na moda’, então queremos que os nossos produtos ganhem o interesse do mercado externo", salienta Alexandre Delmanto.

Em seu estande, os visitantes puderam degustar o requeijão Catupiry em sua versão tradicional, bem como no novo sabor tomate seco - a linha completa inclui tabém as variedades azeitonas pretas, chedar e ervas finas. A iguaria ainda acompanhou as pizzas, servidas nos sabores frango, peperoni, palmito, carne seca, entre outros. A empresa também distribuiu brindes e catálogos de produtos, além de folhetos com receitas de pizzas.

"Participei não só da feira, como também de um concurso de pizzas, e percebi que todos querem conhecer a iguaria. Esta foi a segunda feira da qual participamos neste ano - a primeira foi a Pizza Expo, em março, em Las Vegas (EUA) - e, de uma maneira geral, existe todo apoio do governo brasileiro, por meio do Ministério Agricultura, que nos ajuda a ganhar presença no mercado", afirma.

Com um faturamento em torno de R$ 250 milhões de reais por ano e um crescimento de 20%, a empresa busca, no mínimo, uma participação das exportações correspondendo 10% de seu faturamento, que atualmente se encontra em 2%. Para isso, busca intensificar o mercado nos Estados Unidos e Japão e concretizar novos negócios com Austrália, Chile e Paraguai, que estão em andamento.

"O produto requeijão é muito característico do Brasil, mas em alguns países não há esse tipo de produto, então não existe um competidor direto - nos Estados Unidos, por exemplo, o único similar é o cream cheese. Todo o projeto de internacionalização é ambicioso, pensamos grande. Quem sabe, no futuro, a gente não pense em fabricar nos Estados Unidos? Porém, não é algo que vá acontecer do dia para a noite, o produto precisa cair no gosto popular", pondera Alexandre Delmanto, que ressalta a importância da participação da empresa em eventos internacionais.


Novas latas - A partir desta primeira semana de outubro, a empresa pretende implantar uma série de novidades. Uma delas é o lançamento das novas latas da linha do Catupiry tradicional, que faz homenagem às regiões do Brasil. As vendas foram liberadas no último dia primeiro, nas principais redes de supermercados, lojas de varejo e também nas lojas da Catupiry, localizadas nos bairros de Bom Retiro e de Moema, na capital paulista, com edição limitada.

A proposta é que os consumidores possam colecionar as latas ao adquirirem o requeijão. "Ao todo serão cinco latas, destacando as regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, cada uma delas com receitas regionais impressas", explica Delmanto. O Sudeste, primeira embalagem a ser comercializada, traz receitas típicas desta região, ao lado do brasileiríssimo Catupiry. São elas: bolinho de bacalhau recheado de Catupiry e cuscuz de sardinha com camadas de Catupiry.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Roupa e viagem terão destaque nas compras de final do ano

Vestuário e calçados, turismo, informática, móveis e eletroeletrônicos serão os...

Veja mais
Para Abrafarma, estrangeiros estão de olho no Brasil

O presidente da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, afirmou ontem que grupos estrangeiros de varejo farmacêutico v&ati...

Veja mais
Atacadistas faturam 5,5% mais

O comércio de atacado e distribuição deve encerrar o ano com crescimento real (exclui a infla&ccedi...

Veja mais
Protecionismo chega ao teto na Argentina em eletrodomésticos

O protecionismo chegou ao teto no setor de eletrodomésticos na Argentina. Depois de uma sucessão de barrei...

Veja mais
Chega a 179% a variação de preço de brinquedos

A variação de preço de brinquedos em São Paulo pode chegar a 179%, segundo pesquisa divulgad...

Veja mais
Antecipação de compras pode esfriar Natal

Corte do IPI fez consumo de bens duráveis se espalhar no ano e economistas preveem vendas moderadas no finalPesqu...

Veja mais
Preço do leite sobe 2,33% em setembro

Segundo o Cepea, o aumento está atrelado à menor captação no Sudeste e Centro-Oeste.O pre&cc...

Veja mais
MLPs terão aporte de R$ 1,4 mi

O MLP localizado no entreposto de Contagem respondeu, em 2011, pela comercialização de 796 mil toneladas d...

Veja mais
Eletroeletrônicos mantêm controle

Ao contrário dos setores têxtil e de brinquedos, as indústrias da linha branca (que inclui fog&otild...

Veja mais