Os pais devem redobrar a atenção ao comprar presentes para o Dia da Criança, especialmente em relação a brinquedos. O alerta foi dado pelo chefe da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), André Santos.
O Brasil tem uma regulamentação compulsória em que todos os brinquedos devem ter certificação de qualidade do Inmetro.
"A primeira coisa que o pai tem de fazer é evitar a compra de brinquedos no mercado informal e exigir sempre a nota fiscal ou recibo equivalente. Depois, observar se o produto tem a marca de conformidade, o selo do Inmetro. Porque, não tendo essa marca, é um indicativo de que o produto não deveria estar no comércio. É um brinquedo irregular. Eu diria que a marca é um dos itens mais importantes que o pai tem de verificar na hora da compra", disse. Isso se aplica, aliás, aos brinquedos importados, que precisam também passar pelo processo de certificação. "Não há nenhuma distinção sobre isso", completou.
Os pais devem estar atentos também às informações constantes na embalagem, que devem incluir dados do fabricante, conteúdo do brinquedo, instruções de uso.
Veículo: DCI