Danone volta aos anos 70 para reforçar marca no Brasil

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A Danone está voltando à década de 1970 para reforçar seu nome no mercado brasileiro. A multinacional francesa reeditou o iogurte "O verdadeiro Danone", primeira linha lançada no país pela marca. A empresa não informa quanto investiu para desenvolver o produto, que deve custar de R$ 1,30 a R$ 5, de acordo com a embalagem, que tem três tamanhos (170 g, 540 g e 900 ml) e oito sabores.

A marca Danone continua liderando as vendas de iogurte no país. Mas a concorrência - em especial Nestlé, BRF (dona da batavo e da Elegê) e Vigor - cresceu. A empresa francesa enfrenta hoje um mercado muito mais competitivo do que quando chegou ao país, há quatro décadas.

No Brasil, neste ano, a Danone conquistou a liderança do mercado de iogurtes na região Nordeste, disse o presidente da divisão de iogurtes da Danone no país Mariano Lozano. Ele lembrou que entre 2007 e 2012 a empresa criou equipes específicas para a região e construiu uma fábrica no Ceará, a segunda no país. A primeira está em Poços de Caldas (MG), onde é feito o novo iogurte. A campanha de marketing do produto ainda não foi definida, mas será feita pela agência Y&R.

"Muitas pessoas [ainda] chamam 'Danone' de iogurte, independentemente da marca", diz Lozano. A companhia tem outras três divisões (águas, nutrição infantil e nutrição médica).

Na Danone, a divisão de iogurtes no Brasil cresce 15% ao ano e é seu principal negócio, representando 80% das vendas. A expectativa de Lozano é que o faturamento total da empresa some R$ 2 bilhões em 2013.

Ontem a Danone divulgou o resultado do terceiro trimestre. As vendas líquidas globais somaram €5,2 bilhões, com avanço de 5% (excluindo-se a variação cambial) sobre igual período de 2011. Em volume, o incremento foi mais tímido, de 1,6%. Na Europa, que representa 51% das vendas mundiais da Danone, as vendas recuaram 1,5% e o volume caiu 2,6% no terceiro trimestre de 2012.

O Brasil entra na linha do balanço "resto do mundo", cujas vendas de julho a setembro responderam por 31% do total (ou €1,6 bilhão). Na Ásia as vendas trimestrais cresceram 18,3% e somaram € 946 milhões.

No relatório sobre o balanço, o Brasil é citado na divisão de nutrição médica junto com China e Turquia, que "apresentaram forte crescimento em marcas-chaves como Nutrison, Nutrini e Neocate". Neste mês, a Danone também lançou no Brasil o Souvenaid, bebida dirigida a pacientes que sofrem do mal de Alzheimer.



Veículo: Valor Econômico


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