Mineira transformou trabalho de enfeitar shoppings em referência internacional

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Faltando dois meses para o Natal, as empresas especializadas em decoração específica para esta época do ano trabalham a todo vapor para deixar tudo pronto para a data que mais movimenta o comércio no país. A Cipolatti, responsável pela ornamentação de 140 shoppings em vários países (Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, Angola e África do Sul), é uma delas. A empresa já registrou neste ano crescimento de 15% nos negócios, 5% a mais que no ano passado. Para atender à demanda de clientes, foram criados 800 postos de trabalho temporários. Em Belo Horizonte os shoppings Diamond Mall, Minas Shopping, Estação BH e Pátio Savassi serão decorados pela empresa. Outros três malls, do Triângulo Mineiro, também estão entre os clientes.

A sede da Cipollati fica em Jacareí (SP), em uma área de 36 mil metros quadrados, onde funcionam a marcenaria, serralheria, escritórios de criação e produção. São 300 funcionários fixos e um catálogo com 600 opções de enfeitas de Natal para o cliente escolher. A diretora artística da marca, Conceição Pinto Coelho Cipolatti, fica à disposição para atender aos pedidos de decoração exclusiva, para quem deseja algo mais sofisticado e inédito.

Pioneira no mercado nacional de decoração natalina, a Cipolatti vem trabalhando em cenários grandiosos para encantar o público. "Nossa primeira criação foi em 1981, para o BH Shopping, em Belo Horizonte. Não tínhamos a menor noção do que era um decoração de Natal, então pensamos em uma árvore com bolas. Nem luzinhas existiam. Montei o arranjo com oito metros de altura, que recebeu destaque, e foi publicado em uma página inteira da revista ‘Veja’. Hoje, eu diria que a criatividade e a variedade de temas são o nosso maior patrimônio", comenta a diretora.

A empresa promete para este ano surpresas para os cenários, que serão marcados por muitas luzes e cores. Em Minas Gerais, o Shopping Uberaba, Pratic Shopping, em Uberlândia, e Center Shopping Uberlândia, os três no Triângulo Mineiro, também serão decorados pela empresa. "A ideia é sempre realizar o sonho do Natal. Nós personalizamos as decorações, que estão cada vez mais bonitas, seguindo ideias inovadoras e tecnológicas. Vale a pena conferir", destaca a artista.

Em busca de novidades, a diretora e sua equipe viajam pelo mundo e participam de grandes feiras internacionais do setor. "Milão, Paris, Alemanha e Estados Unidos sediam importantes encontros de decoração, e a Cipolatti marca presença na busca por materiais novos, brinquedos, games e robôs, que são usados em nossos projetos. Dentro da empresa, temos um departamento de mecatrônica, responsável pelo desenvolvimento de novas peças, e ainda importamos bichos grandiosos e bonecos", conta a diretora.

Exclusividade - De acordo com Conceição Cipolatti, a preocupação da marca não se restringe ao produto final, mas sobretudo com o atendimento desde a contratação do serviço até a desmontagem dos arranjos. "Eu diria que podemos nos orgulhar do capricho e cuidado que temos com a criação e manutenção dos artigos colocados nos shopping centers e empresas. Temos um estilo único de trabalho, que é muito valorizado pelos nossos clientes. Acompanhamos e zelamos pela decoração até o dia em que ela é retirada do local".

Outro ponto forte da Cipolatti é a parceria que estabeleceu com artistas de vários segmentos e o licenciamento de marcas famosas. "Trabalhamos com nomes como Pica-Pau, Looney Tunes, Garfield, Snoopy, Patati e Patatá, com a bailarina Ana Botafogo - que esteve na abertura da decoração do Diamond Mall no ano passado -, com Vic Meirelles - considerado o maior designer do Brasil e que marcou presença no Pátio Savassi no último Natal, com meu amigo e pianista João Carlos Martins e, há oito anos, com a Swarovski internacional", relata.

A empresa enfrenta um gargalo que, segundo a executiva, é um entrave para todos os setores da economia, atualmente: a falta de mão de obra qualificada. "Vejo essa questão como um problema nacional, devido à falta de incentivo para a educação e formação profissional. Isso nos deixa preocupados, mas temos conseguido contornar a situação e já estamos com quase 2 mil funcionários a mais, contando as equipes externas, para cumprir com os compromissos de final de ano".

A Cipolatti foi fundada por Conceição Cipolatti e o marido, Paulo Cipolatti, já falecido. Hoje, os quatro filhos do casal participam da gestão da empresa que funciona o ano todo, pois abre o show room em fevereiro e começa a receber os pedidos em março. "Somos uma família cheia de artistas e criatividade, e somos funcionários do Papai Noel", brinca a diretora artística.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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