Empresa mineira apresenta o tradicional pão de queijo ao mercado internacional durante o SIAL 2012, que acontece em Paris, de 21 a 25 de outubro
Três anos após retornar à família fundadora do negócio, a Forno de Minas, tradicional indústria de alimentos do Brasil, com mais de 20 anos de mercado, marca presença no SIAL 2012 - Salão Internacional da Alimetação-, que acontece de 21 a 25 de outubro, em Paris, na França. Trata-se de uma das mais importantes vitrines das novas tendências mundiais no segmento de alimentos e bebidas.
"Participar do SIAL é uma grande oportunidade para apresentarmos nosso tradicional pão de queijo ao mercado internacional, além de entrar em contato com compradores de alimentos de diversos países. A feira também é uma excelente fonte de informação e pesquisa sobre as principais tendências globais na indústria de alimentos", afirma o diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Forno de Minas, Ricardo Machado.
Os visitantes que passarem pelo stand da empresa também poderão conhecer a diversidade de produtos da marca, que conta com o waffle (nas versões light integral e tradicional), com o pão de queijo assado congelado, com as empadas (frango e frango com requeijão), com as empanadas (carne, frango e quatro queijos), com as tortinhas (frango e frango com requeijão), com os folhados* (presunto e queijo, palmito, chocolate, banana com canela, frango e peito de peru com queijo branco), além dos tradicionais pão de queijo e palito de queijo.
"A família Forno de Minas cresce consideravelmente. Nossos produtos têm se tornado solução para quem procura por qualidade, sabor, tradição, praticidade, além dos benefícios nutricionais e funcionais", acrescenta Machado.
Essa é a segunda vez que a Forno de Minas participa do SIAL e as expectativas são as melhores possíveis. "Estamos otimistas e acreditamos que teremos bons resultados. Queremos fazer com que o nosso pão de queijo seja consumido nos quatro cantos do mundo", destaca.
O SIAL Paris destaca-se por sua abrangência e qualidade do público expositor e visitante, apresentando inovações e proporcionando contatos e oportunidades relevantes para os participantes. Para a feira, são esperados mais de 6.000 expositores, provenientes de 106 países e a visita de mais de 14 mil profissionais ligados ao segmento de alimentos.
Exportações
A Forno de Minas estima fechar 2014 exportando cerca de 15% de sua produção de pão de queijo, o equivalente a 2 mil toneladas da iguaria mineira para o mundo. Em 2011, as exportações para os Estados Unidos, Canadá e Portugal totalizaram 600 toneladas e em 2012, a expectativa é fechar em mil toneladas. Nos próximos três anos, a meta é alcançar outros países na Europa, além da América Latina e Ásia.
Constantemente são realizadas apresentações do pão de queijo e do palito de queijo na América Latina. Países como Chile, Colômbia e Argentina chamam atenção para possíveis negócios. "Apresentamos nossos produtos para grandes redes de supermercados e temos boas perspectivas", afirma o presidente da Forno de Minas, Helder Mendonça.
Suíça, Itália, Inglaterra e Rússia são alvos da empresa no Velho Continente. Em cada país, a empresa adota uma estratégia para conquistar o gosto dos estrangeiros. Em Portugal, por exemplo, em parceria com a maior rede de supermercados do país, a empresa oferece o pão de queijo pronto para consumo dentro das 350 lojas da rede. Atualmente, são vendidas 60 toneladas por mês. "O produto está sendo muito bem aceito. Na Ásia, o Japão - possui três fábricas de pão de queijo -, e a Coréia do Sul, são destinos em negociação. No primeiro, já existe o hábito de consumo do produto, e, no segundo, já temos boas conversas", destaca Mendonça.
Nos Estados Unidos, a empresa já está presente há 12 anos e é líder de mercado no segmento étnico. O próximo passo será conquistar o consumidor Americano. A Forno de Minas já fornece o produto para a rede de supermercados Whole Foods, reconhecida por vender somente produtos naturais. Na terra do Tio Sam são realizadas constantes degustações nos estabelecimentos. "Não é fácil criar um novo hábito de consumo, porém, quando o consumidor experimenta o pão de queijo a venda está garantida", enfatiza o executivo.
Para efetivar o projeto de globalização do pão de queijo, a Forno de Minas está reestruturando sua área de exportação e ampliando a equipe focada no mercado internacional.
Sobre a Forno de Minas
A Forno de Minas Alimentos S/A. nasceu do sucesso da receita caseira de pão de queijo da Dona Dalva. Fundada em 1990, gerida pela própria Dona Dalva e pelos filhos Hélida e Helder, a empresa iniciou seus trabalhos em uma pequena loja. Em 1991, a Forno de Minas foi transferida para uma área de 350 m² em Contagem, e em 1995, inaugurou a fábrica atual, localizada em um terreno de 24 mil metros quadrados e com 10 mil metros de área construída. Em 1999, o controle acionário foi vendido para um grupo norte-americano. Dez anos mais tarde, os fundadores readquiriram a Forno de Minas. Atualmente, além do mercado interno, a empresa exporta para os Estados Unidos, Canadá e Portugal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Forno de Minas/Portal Abras